Gestão e Qualidade | 13 de julho de 2022

Obras avançam e Hospital Nora Teixeira pretende iniciar operação da emergência SUS em outubro

Gestores da Santa Casa Julio Matos e Jader Pires detalharam novidades e tecnologias que estarão integradas à estrutura
Obras avançam e Hospital Nora Teixeira pretende iniciar operação da emergência SUS em outubro

O Hospital Nora Teixeira ganha forma a cada dia. A edificação, a cargo da CONSTRUTORA TEDESCO – uma das principais empresas do Brasil na área da construção da Saúde -, já se encontra na fase de acabamentos e a expectativa da SANTA CASA DE PORTO ALEGRE é iniciar o processo de inauguração e ocupação da emergência SUS no mês de outubro. Ao longo dos meses seguintes à abertura da área, novos espaços serão inaugurados de forma gradual. A previsão é que o complexo esteja operando 100% entre março e abril de 2023. Ao todo, gerará mais de 720 novas vagas de emprego.

Ao portal Setor Saúde, os diretores Julio Matos (geral) e Jader Pires (administrativo) anunciaram novidades importantes, andar por andar. Entre as principais, o novo serviço de Oncologia Prime e o uso de camas hospitalares inéditas no Brasil, assim como o projeto de decoração do saguão de entrada do prédio, assinado pelo renomado arquiteto Sig Bergamin, entre outras.

sig bergamin nora teixeira santa casa

Durante a visita ao Hospital foi possível conhecer ainda a área de armazenamento de insumos e medicamentos hospitalares, que utiliza o inovador sistema MiniLoad, em visita guiada pela arquiteta da Santa Casa, Adriana Didoné. O maquinário, controlado digitalmente, faz a separação e a distribuição dos itens por meio de esteiras, até a distribuição para os demais sete hospitais do Complexo Santa Casa.

Uma das melhores emergências médicas do país

O diretor geral da Santa Casa Julio Matos reforça a importância do Hospital Nora Teixeira para a instituição e diz que o Hospital terá uma das melhores emergências SUS do país. Matos explica que a nova emergência terá papel estratégico, tanto para desafogar a estrutura atual (emergência do Hospital Santa Clara), assim como para prestar serviços com maior conforto e agilidade aos pacientes. Ele reforça ainda que o novo Hospital, com suas outras áreas destinadas ao setor privado e convênios, ajudará a reverter as perdas financeiras geradas com o atendimento SUS, e ampliará assim, a questão da sustentabilidade para o atendimento aos pacientes da saúde pública. Matos também fala sobre a previsão de inauguração e faz agradecimentos aos doadores, como Caio Poester e as famílias Grendene, Zaffari, Ling, Vontobel e Ribeiro. Ele cita ainda a empresa JBS, o Instituto Cultural Hermes Gazzola e ongs parceiras como atores fundamentais para a concretização do sonho do novo Hospital.

Novidades andar por andar

O diretor administrativo Jader Pires fez uma leitura detalhada de toda a estrutura do Nora Teixeira, destacando os serviços que cada andar vai oferecer, assim como tecnologias e inovações. Pires fala, por exemplo, de uma novidade importante, um andar especial denominado Onco Prime, com áreas dedicadas especialmente ao tratamento integrado de pacientes com câncer. A maternidade será outro ponto importante, pois oferecerá toda a cadeia necessária para atender as gestantes e suas famílias, inclusive com áreas cirúrgicas e serviços inéditos não encontrados no Rio Grande do Sul, atuando integrado ao Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa e em parceria com o Medicina Fetal Barcelona.

hospital nora teixeira leito

O conforto é um dos diferenciais de todo o projeto. O diretor explica que os leitos terão um tamanho maior do que o normal, as UTIs por exemplo, terão entre 25 e 28 metros quadrados, com estativas e camas inteligentes que giram 360 graus e lateralmente, inéditas no Brasil. As famílias terão muitos espaços para descanso e os pacientes terão acesso a uma estrutura pensada para a recuperação mais rápida, com foco em fisioterapia e outras técnicas para a melhora da condição de saúde. Os pacientes terão à disposição ainda, alimentos mais saborosos, com o uso de uma tecnologia chamada Cook Chill. Pires explica ainda que a estrutura terá certificação internacional LEED, que atesta a qualidade da construção em parâmetros de sustentabilidade ambiental e minimização de impactos durante a operação do Hospital.

MiniLoad em operação

O processo de funcionamento do MiniLoad foi explicado pela arquiteta da Santa Casa. Instalado junto à área de armazenamento de insumos e medicamentos, o sistema foi importado da Espanha e também é inédito em hospitais brasileiros. A tecnologia já se encontra em plena operação. Confira:

hospital nora teixeira 15 andares

hospital nora teixeira obra

Visita realizada em junho de 2022. Agradecimentos à Carlos Saldanha (assessoria de comunicação da Santa Casa).

VEJA TAMBÉM