Número de remoções para emergências mostra que a pandemia em Porto Alegre tende a piorar nos próximos dias
Taxa de ocupação atinge 116,20%. Hospitais estão lotados e algumas emergências foram fechadas
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) abriu nove unidades de saúde neste domingo (14), exclusivamente para receber pessoas com sintomas de problemas respiratórios. Ao todo, segundo a PMPA, 572 atendimentos foram computados. As equipes também fizeram 250 coletas para exame PCR para detecção da Covid-19 e registraram no sistema 178 notificações de Covid-19. Nas farmácias das unidades, foram 564 fornecimentos gratuitos de medicamentos conforme indicação das equipes médicas. Os usuários receberam atendimento médico, orientações sobre como proceder em isolamento e tiveram encaminhamentos para emergências nos casos em que isso foi necessário.
“O dado mais preocupante deste domingo foi o número de remoções efetuadas pelo Samu: 18 pacientes encaminhados para emergências, contra 7 no sábado (13), quando estiveram abertas 12 unidades”, diz a prefeitura. Ao todo, no final de semana, as unidades de saúde enviaram 25 pacientes para as emergências, já superlotadas.
Hospitais lotados, emergências fechadas
Neste final de semana, duas emergências da Santa Casa e a uma do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foram fechadas, por tempo indeterminado.
Estes sinais ajudam a demonstrar a aproximação de um momento ainda mais difícil para os hospitais da Capital. Atualmente, há 831 pacientes confirmados com Covid nas UTIs. A taxa de ocupação atingiu 116,20% – o mais alto desde o início da pandemia. Dos 18 hospitais monitorados de Porto Alegre, 14 hospitais estão com 100% ou mais de ocupação de UTIs. Há 227 pessoas esperando vaga em leito de UTI em Porto Alegre. Acompanhe aqui a ocupação e mais dados.