Novos equipamentos urológicos no Hospital São Lucas
Tecnologia diminui tempo de internação
O Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, em Porto Alegre, adquiriu dois equipamentos para a realização de procedimentos em pacientes com problemas urológicos. Os aparelhos da marca American Medical Systems (AMS) vão proporcionar um tratamento mais ágil e eficiente.
O Green Light HPS é utilizado para o tratamento de pacientes com volume aumentado da próstata. O aparelho emite um laser através da uretra que vaporiza a parte da glândula que está interrompendo o fluxo. A vantagem desse tratamento em relação ao método tradicional – a ressecção endoscópica elétrica – é a diminuição do tempo de internação, que cai de três dias para apenas 24 horas, e a redução dos riscos de sangramento, de desequilíbrio hidroeletrolítico e de intoxicação hídrica. O fato de poder ser aplicado em pacientes que utilizam medicação, como anticoagulantes, é outro benefício, além de proporcionar mais segurança.
Já o Stone Light também utiliza a tecnologia a laser, mas para o tratamento de cálculo urinário. Além disso, trata outras patologias urinárias, estreitamentos de uretra e ureter e divertículos de cálices renais.
De acordo com o hospital, foram feitas mudanças estruturais, além da realização de capacitações, para atender as necessidades derivadas ao uso das novas tecnologias. Os equipamentos já estão em funcionamento no hospital universitário para atendimento a pacientes particulares e de alguns convênios.