Estatísticas e Análises | 14 de outubro de 2017

Novo tratamento para crianças com diabetes no Brasil

SUS disponibilizará medicamento mais moderno para tratar doença
Novo tratamento para crianças com diabetes no Brasil

As crianças portadoras de diabetes tipo 1 terão à disposição, através do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos mais modernos medicamentos para o tratamento da doença: a insulina análoga.

O Ministério da Saúde irá investir R$ 135 milhões, por ano, na compra do novo insumo, que estará disponível a partir de 2018 para mais de 100 mil crianças.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou a importância da medida. “Iremos proporcionar a essas crianças maior conforto e uma melhor adaptação, além do fato de que estamos ampliando, em um médio prazo, para todos os pacientes com recomendação deste medicamento. Isso se dá pela nossa capacidade de negociação de preço e de escala”, explica.

O novo tratamento será disponibilizado prioritariamente para crianças e adolescentes, já que a doença apresenta o seu pico entre 10 a 14 anos. A demanda representa 10% do total de crianças com diabetes no país, que são em torno de 1 milhão.

Pacientes adultos com este tipo da doença também poderão ter acesso ao medicamento, desde que tenham indicação médica. Geralmente, a maioria dos adultos desenvolve a diabetes tipo 2.

Crescimento da Diabetes

Com um aumento de 61,8% no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o número de adultos com diabetes está crescendo nos últimos anos. Em 2015, a taxa era de 5,5%. Em 2016, atingiu 8,9%. Ainda não foram divulgados dados de 2017.

Veja a apresentação preparada pelo Ministério da Saúde sobre a doença aqui

VEJA TAMBÉM