Gestão e Qualidade | 2 de outubro de 2020

Novo HUB da Saúde traz modelo de operação inédito para o Brasil

Inspirado em referências internacionais, local reúne serviços de medicina preventiva
HUB da Saúde traz modelo de operação inédito para o Brasil

Uma solenidade nesta sexta-feira (2) marcou o início das operações do Hospital Moinhos de Vento no HUB da Saúde na cidade de Canoas (RS). A inauguração ocorreu em uma data especial, o dia de aniversário dos 93 anos do Hospital. “O hospital completa seus 93 anos cumprindo a sua missão: cuidar de vidas. Dentro do nosso planejamento de descentralização do atendimento em saúde, estamos levando medicina de ponta e inovação para os moradores da região de Canoas. É uma alegria iniciar essa nova operação num ano tão difícil para todo o mundo”, afirma o Superintendente Executivo, Mohamed Parrini.

Formado por uma rede de centros de cuidado de saúde e bem-estar, o espaço foi inspirado em um modelo adotado no exterior para solucionar problemas de distribuição da saúde. Além de ser uma referência no país, o Max Plaza Canoas vai gerar mais de 300 empregos em um momento desafiador para a retomada da economia.


O HUB reúne clínicas de diferentes especialidades médicas de baixa e média complexidade. Âncora do projeto, o Moinhos de Vento oferecerá diversos serviços no local. “Essa é uma tendência da profissionalização da saúde, onde é possível empreender já pensando no mercado. Nascemos com a missão de estar abertos para todos, e essa descentralização é mais um passo nesse caminho”, afirmou Mohamed Parrini.


hubsaude

Expansão

Presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier de Araújo Correa destacou que o HUB marca mais uma importante etapa no projeto de expansão da instituição.


“A inauguração possibilita que mais pessoas tenham acesso ao atendimento de excelência que prestamos. Nossa expertise e medicina de ponta vai chegar para diferentes públicos através do acesso facilitado pela localização”, disse Correa. 

A Secretária-adjunta da Saúde de Canoas, Fernanda Fernandes cumprimentou a iniciativa e avalia que a novidade representará um grande benefício para a população regional.

Juliano Melnick, CEO da Melnick, ressaltou o impacto do empreendimento para a cidade e a região. “É um equipamento multiuso, formado por um conjunto de empreendimentos. É um complexo extremamente moderno, com parceiros importantes e que se somam em um espaço onde as pessoas podem resolver seus problemas de saúde em um mesmo lugar”, contou, ao lembrar que o projeto nasceu de estudos para buscar uma solução para os problemas de saúde. Para Juliano, a estrutura “vai ser extremamente importante não apenas para a cidade de Canoas, mas para todo este eixo do Vale do Sinos e a Grande Porto Alegre. O Moinhos como âncora traz toda a sua expertise e seu o corpo médico. O aniversário neste dia é do Moinhos de Vento, mas quem ganha o presente é a cidade de Canoas”, completou. 


Qualidade e proximidade

Ao portal Setor Saúde o dr. Paulo Ernesto Gewehr Filho, Supervisor Médico e Responsável Técnico da Unidade Moinhos de Vento HUB Canoas; e Vanderléia da Rocha Scharb Cereser, Coordenadora Unidades Externas Hospital Moinhos de Vento, apontaram a importância de investir em unidades externas, ampliando o alcance da atuação da instituição hospitalar.

Além de Canoas, o projeto Hub da Saúde terá no futuro unidades na Av. Grécia (Zona Norte), Av. Cavalhada (Zona Sul)Pontal do Estaleiro (Bairro Cristal) e Av. Aparício Borges (Bairro Teresópolis) – todos em Porto Alegre.


“ Esta é a primeira de cinco unidades externas. A próxima unidade [a ser inaugurada] é a da avenida Aparício Borges, a unidade Linked e depois já o planejamento da inauguração da unidade Pontal do Estaleiro”, disse Cereser. A coordenadora das unidades externas (Hub´s e Iguatemi), destaca ainda que a unidade inaugurada já está sendo preparada para receber a acreditação internacional da Joint Commission. “Este ano teremos uma avaliação da acreditação tanto no Hospital Moinhos como na sede Iguatemi e também seremos avaliados nesta unidade”, anunciou Cereser.  

O Dr. Paulo Gewehr ressaltou a proximidade da população da grande Porto Alegre, que terá acesso facilitado aos serviços do Hospital Moinhos de Vento. “A unidade do Hub de Canoas contará com o atendimento de todos os profissionais do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento, com os mesmos protocolos de segurança e qualidade para o atendimento tanto de consultas, muitas focadas na questão da prevenção, quanto na de realização de diagnósticos. Tudo isso com o objetivo de aproximar os pacientes da comunidade de Canoas e também oferecendo opções aos demais profissionais de saúde para utilizarem os serviços do Hospital. É importante lembrar que todos os pacientes terão o conforto e a comodidade de ter um atendimento do Moinhos de Vento mais próximo de suas residências”.


O empreendimento conta com a parceria de clínicas como a Doctor Clin e a São Pietro Uro & Oftalmo Center. Entre os players de saúde, também estão a Osteocore, DigeClin & EndoClin, Laboratório Mont’Serrat, Servital Ortopedia, Maxxi Econômica Farmácias e Óticas Carol. Além de serviços, reúne hotel, centro de eventos, torres residenciais e estabelecimentos comerciais às margens da BR-116, em Canoas.

HUB da Saúde traz modelo de operação inédito para o Brasil_

Estimativa que 2.500 pessoas circulem por dia no local

Gerido pelo Spot Living Mall, rede de mall de bairros que nasceu da joint venture entre Melnick e Tornak Participações e Investimentos, o HUB conta com 30 mil m² privativos e mais de 135 consultórios. “É uma solução inovadora, planejada para agilizar e facilitar o acesso à saúde de qualidade para pessoas de diferentes regiões”, salienta Bruno Conrado, executivo da administradora que é responsável pela definição do mix, comunicação, atividades de marketing e apoio aos lojistas. A estimativa é que 2.500 pessoas circulem por dia no local.

HUB da Saúde

Comemoração de aniversário: exposição virtual e jubilados

Dentro das comemorações dos 93 anos do Hospital, outras atividades foram realizadas durante a semana, como exposição virtual “Nossas Raízes” e homenagem aos colaboradores.

Adaptada aos tempos de pandemia e distanciamento social, a mostra pode ser visitada virtualmente pelo site. Neste ano, o objetivo é fazer um resgate das origens da história da instituição a partir da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, mais de 100 anos antes da inauguração do Deutsches Krankenhaus (Hospital Alemão). A exposição “Nossas Raízes” conta a história de tradição e inovação, que começa a partir de características como união e espírito associativista — tão importantes na busca por melhores condições de vida para as colônias de imigrantes.


“Esse espírito acabou resultando na fundação de um hospital que buscava atender à toda a comunidade, sem distinção de credo, raça ou classe social. O legado de colaboração das famílias de imigrantes, de humanidade das freiras alemãs, as Schwesters que administravam o Hospital, a vocação para a evolução médica e assistencial e a busca pela qualidade permanecem até hoje e são as marcas registradas da instituição”, ressalta o presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier.


site_93anos_moinhos

De acordo com o Hospital Moinhos, a inspiração para a mostra foi a árvore da espécie tipuana, de 16m de altura, plantada no centenário bosque da instituição, de raízes extensas e firmes, tronco sólido que sustenta sua grandeza e, principalmente, longevidade. Os desafios e as adaptações pelos quais o hospital passou e todas as conquistas e avanços serão remontados em fotos e textos explicativos, com todo o conteúdo no formato digital.

Para o público do hospital, a exposição se dividirá em dois espaços principais: no terceiro andar do bloco C e no hall de entrada do bloco B. É a primeira a contar com acessibilidade. Toda estrutura foi pensada levando em consideração as normas para acessibilidade em museus, trazendo pontos desde a altura do conteúdo na estrutura, sinalização em braille, áudio descrição do conteúdo e imagens através de acesso virtual.

Jubilados

Os principais convidados para a festa de aniversário do Hospital Moinhos de Vento são, tradicionalmente, os colaboradores. Todos os anos a instituição homenageia os profissionais que dedicam suas vidas a cuidar de vidas. Também no contexto da pandemia, em 2020, a cerimônia teve que ser adaptada.

Na quarta-feira (30), os seis colaboradores mais antigos, que completaram 30, 35 e 40 anos de atividades receberam a homenagem do superintendente executivo Mohamed Parrini e do presidente Eduardo Bier, em um evento restrito, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm. Destaque para Claudete Teresinha Muller Rodrigues, da Emergência, que completou quatro décadas na instituição.

jubilados moinhos

Para reunir todos os 421 jubilados, o hospital realizou uma cerimônia online, na quinta-feira (1º). A atividade pôde ser acompanhada por familiares e amigos. Eles foram homenageados por completarem 05, 10, 15, 20, 25, 30, 35 ou 40 anos de serviços na instituição.



VEJA TAMBÉM