Novo ambulatório do Hospital Moinhos busca acolher mulheres na fase de climatério e menopausa
O público-alvo do Ambulatório de Psiquiatria da Mulher Madura são mulheres dos 40 aos 65 anos de idade, mas também poderão ser atendidas pacientes de menor faixa etária que entraram em menopausa induzida por procedimentos ou medicamentos.
Oferecer um atendimento especializado em saúde mental embasado em evidências às mulheres que estão atravessando o período do climatério. Esse é o objetivo do Ambulatório de Psiquiatria da Mulher Madura, novo ambulatório de saúde mental do Hospital Moinhos de Vento, que oferecerá assistência psiquiátrica com atenção voltada para a saúde mental da mulher na fase de climatério e menopausa, considerando todas as peculiaridades deste período.
O público-alvo da especialidade será mulheres dos 40 aos 65 anos de idade, mas também poderão ser atendidas pacientes de menor faixa etária que entraram em menopausa induzida por procedimentos ou medicamentos. Por meio de uma triagem inicial, os atendimento serão conduzidos a partir de uma avaliação psiquiátrica detalhada, respeitando as necessidades de cada paciente e desenvolvendo um plano de tratamento direcionado. Esse planejamento servirá como caminho para o tratamento, que poderá ser através de consultas clínicas e estratégias terapêuticas baseadas em modelos cognitivo-comportamentais individuais ou em grupo.
No local, serão realizadas a avaliação psiquiátrica composta por anamnese e os exames de estado mental, bem como aplicação de escalas padronizadas para rastreamento de sintomas emocionais. Será disponibilizada, ainda, uma avaliação detalhada direcionada às especificidades emocionais desta etapa de vida, proporcionando a inovação de agregar este cuidado aos demais programas assistenciais oferecidos pelo Centro da Mulher, contribuindo para um ambiente de assistência integral.
Para a médica responsável pelo novo ambulatório, Luciane Nascimento Cruz, o Ambulatório de Psiquiatria da Mulher Madura foi lançado para ajudar mulheres a enfrentarem esta fase de transformação com confiança e tranquilidade. “O climatério é muito mais do que uma mudança hormonal. Estas alterações influenciam neurotransmissores no cérebro, provocando flutuações de humor, ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos e do sono. Com isso, podemos oferecer uma visão integrada levando em conta o complexo processo biopsicossocial que a mulher enfrenta neste período da vida, considerando as mudanças no seu corpo, na sua saúde mental e em suas demandas da vida familiar e profissional”, ressalta.
Os atendimentos acontecerão no Centro da Mulher, localizado no 12º andar do Bloco B do Hospital Moinhos de Vento. A equipe médica que integra o ambulatório é composta por duas médicas psiquiatras, Dra. Ana Flavia Barros da Silva Lima e Dra. Luciane Nascimento Cruz. Interessados em buscar atendimentos podem realizar o agendamento online pelo site www.hospitalmoinhos.org.br/agendamento-online ou pelo telefone (51) 3314-3434.