Medicamento para insuficiência cardíaca chega ao mercado em 2015
Novartis projeta lucros bilionários com novo remédio
Os resultados de testes clínicos surpreendentemente bons do novo medicamento para insuficiência cardíaca, o LCZ696, tem feito a Novartis projetar vendas bilionárias. Os dados foram divulgados na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia e publicados no New England Journal of Medicine no final de agosto.
As previsões positivas fizeram as ações da farmacêutica suíça subir mais de 3%, indicando um futuro promissor nos lucros. De acordo com reportagem da Reuters, o remédio conseguiu reduzir mortes e hospitalizações, funcionou em todos os grupos de pacientes testados e não mostrou efeitos colaterais sérios.
O diretor da divisão farmacêutica da Novartis, David Epstein, revelou que o remédio deverá estar no mercado em 2015. “Será possivelmente o lançamento mais emocionante que a companhia já teve”, afirmou.
Os pesquisadores envolvidos no estudo acreditam que o LCZ696 tem potencial para substituir medicamentos que são, há mais de 20 anos, fundamentais no tratamento de insuficiência cardíaca. Assim, estaria aberta a oportunidade de vendas multibilionárias.
O consenso inicial para as vendas até 2019 – quatro anos após o lançamento – gira em torno de US$ 1,9 bilhão de dólares, segundo avaliação da Thomson Reuters Cortellis. Porém, os avanços nas pesquisas trazem uma perspectiva ainda maior, podendo alcançar os US$ 5 bilhões.