Nova reunião do Sindilac encaminha diretrizes para relacionamento com operadoras
Comissão de representantes de laboratórios foi formada para tratar do tema
O Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do RS (Sindilac) realizou mais uma reunião, nesta sexta-feira, 7, na sede da FEHOSUL, para tratar do realinhamento dos preços dos serviços dos laboratórios, e também sobre a Instrução Normativa (IN) 49 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O encontro, comandado pelo presidente do Sindilac, Mauro Geyer, contou com a participação do Diretor Executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges, e de representantes de laboratórios de análises clínicas de todo o Estado, além de um representante do LAS – Laboratórios Associados, que congrega os laboratórios do interior do Estado.
Durante a reunião, foi formada uma comissão de representantes dos laboratórios de análises clínicas que ficou encarregada de fazer estudos relativos à remuneração praticada pelos planos de saúde. Além disso, a comissão, encabeçada pelo presidente do Sindilac, Mauro Geyer, irá agendar encontros com os dirigentes do grupo Unidas-RS e também do Sistema Unimed para tratar da remuneração praticada, que não sofre reajustes há 18 anos.
Em relação a adequação dos contratos entre operadoras de saúde e laboratórios, a assessora jurídica do Sindilac, Paula Noronha, reforçou a importância do envio das correspondências às operadoras de saúde, para pressioná-los para a necessidade do cumprimento da regra, que tem prazo final em 12 de agosto. “E, se os prestadores não concordarem com as propostas, que formalizem a resposta, para que tudo fique devidamente registrado”, alertou.
Outra decisão da reunião foi sobre a implantação da TISS e TUSS nos laboratórios. A partir de 1o de dezembro, todos os prestadores de saúde do Brasil e as operadoras de saúde, deverão realizar suas comunicações por meio da nova versão da TISS 3.0. Os participantes da reunião farão um levantamento sobre a situação dos laboratórios em relação à implantação da TISS para identificar possibilidades de direcionamento sobre a importância e a necessidade de implantação da nova versão.