Nos primeiros dias de 2021, Santa Casa envia pele para Salvador e Belo Horizonte e realiza cinco transplantes de órgãos
O primeiro transplante do ano ocorreu no dia 1º de janeiro
Um séria de atividades importantes marcaram os primeiros dias de 2021 na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. No dia 4, o Banco de Tecidos da Santa Casa realizou dois envios de pele para fora do Rio Grande do Sul. E no dia 1º, ocorreu o primeiro transplante de 2021. Do primeiro dia do ano até o final da noite de domingo (03/01), a Santa Casa realizou cinco transplantes de órgãos (quatro rins e um fígado).
Envio de pele e retomada das atividades de cooperação
O material captado, tratado e enviado pelo serviço gaúcho irá contribuir para o tratamento de grandes queimados em Salvador e Belo Horizonte, e marca a retomada das atividades de cooperação com outros centros de saúde do país em 2021. Ainda, o Banco de Tecidos da Santa Casa realizou a captação de pele em doador de múltiplos órgãos já na primeira madrugada do ano.
Primeiro transplante do ano na Santa Casa
Teve início às 07h30 do dia 1º de janeiro o primeiro transplante de 2021 da Santa Casa de Porto Alegre. Uma mulher de 51 anos, portadora de insuficiência renal crônica foi a receptora de um rim, em uma cirurgia que durou três horas e 40 minutos.
A equipe coordenada pelo cirurgião Fabian Pires, que estava de sobreaviso na virada do ano, foi a responsável pela realização do procedimento, que ocorreu no Bloco Cirúrgico de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer, integrante do Completo Santa Casa. Conforme a instituição hospitalar, a paciente submetida ao transplante – o qual também participaram os médicos Lauro Beltrão e Maurício Roleben – passa bem e deverá ter alta nos próximos dias.
A Santa Casa lembra que mais de 40 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil e uma única doação pode salvar a vida de até oito pessoas.