Gestão e Qualidade | 19 de outubro de 2024

No Dia do Médico, Hospital Moinhos de Vento homenageia profissionais que atuaram na instituição

Rosvita Bersch, Roberto Menegotto, José Hamilton Pinheiro Ferreira (in memorian) e Ignacio Osorio Mallmann passam a compor a Galeria de Excelência Médica.
Hospital Moinhos de Vento homenageia profissionais que atuaram na instituição

Em alusão ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, o Hospital Moinhos de Vento homenageou, nesta sexta-feira, quatro profissionais pelos anos de trabalho dedicados à instituição e a salvar vidas. Passam a integrar a Galeria de Excelência Médica os médicos Rosvita Bersch, Roberto Menegotto, Ignacio Osorio Mallmann e José Hamilton Pinheiro Ferreira (in memorian). O espaço fica no hall do Bloco B, com entrada pela rua Tiradentes.


outubrorosa_setorsaude_banner_online_portoalegre (1)


Desde a fundação da galeria, em 2015, a cada dois anos, quatro médicos ingressam no grupo. Somando os novos integrantes de 2024, o painel contará com 20 profissionais de excelência. O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, ressalta o propósito da instituição, que é cuidar de pessoas — e que são as pessoas que tornam esse cuidado possível. “Nossos médicos e médicas materializam grande parte daquilo que constitui a nossa missão, fazendo a diferença para seus pacientes. Por aqui, passaram e estão hoje alguns dos maiores nomes da medicina gaúcha e brasileira”, celebra.


Health-Meeting-24-600-330-ss


Os homenageados

Dra. Rosvita Bersch – Nasceu em Porto Alegre, em 24 de abril de 1935. Ingressou na Faculdade de Medicina no ano de 1955, concorrendo para ingresso, em um espaço predominantemente masculino. Das 100 vagas disponíveis, foram aprovados 70 homens e apenas 9 mulheres. Formou-se em 1960, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua trajetória no Moinhos se iniciou em 1964, na área de Ginecologia e Obstetrícia, mesmo ano em que obteve o título de Médica Pré-Natalista. Atuou também em outros hospitais e atendeu em consultório particular de 1961 a 2015. Em 2024, se consagrou como a primeira mulher a integrar a Galeria de Excelência Médica do Hospital Moinhos de Vento.


banner-naxia-600


Dr. Roberto Menegotto – Nascido em 29 de novembro de 1950, em Bento Gonçalves. Ingressou na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, em 1969, graduando-se em 1974. Realizou Residência Médica em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia, de 1975 a 1977. Seu primeiro contato com o Hospital Moinhos de Vento aconteceu ainda durante a graduação, no início da década de 70, quando acompanhou algumas cirurgias nas dependências da Instituição. Em dezembro de 1976, começou suas atividades no Moinhos, como médico plantonista, cargo que exerceu até 1986, quando foi convidado, pelo então Coordenador do Corpo Clínico, Ênio Leite Casagrande, para assumir o Centro Cirúrgico, onde trabalhou até 2015.


compras-hospitalares-shs

Dr. José Hamilton Pinheiro Ferreira (in memoriam) – Nascido em Porto Alegre, em 26 de dezembro de 1949. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1968, e formou-se em 1974. Começou a trabalhar no Hospital Moinhos de Vento em 1975. Em 1978, conquistou o título de especialista em Radiologia. Esteve presente no processo de aquisição do primeiro Tomógrafo Computadorizado da Instituição, em 1987. Sua principal área de atuação foi a Radiologia Musculoesquelética, tendo participado de diversos congressos ao longo de sua carreira. Foi professor do Curso Técnico em Radiologia Médica do Hospital Moinhos de Vento, de março de 1978 a outubro de 1982. Encerrou suas atividades no Moinhos em 2022, devido a questões de saúde, seguindo em tratamento como paciente até 2024, quando veio a falecer. Completaria, neste ano, 50 anos de carreira médica.

Dr. Ignacio Osorio Mallmann – Nasceu no dia 13 de novembro de 1953, em Porto Alegre. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972, formando-se em 1977. De 1978 a 1980, realizou a Residência Médica em Cirurgia Geral e Coloproctologia, no Hospital de Clínicas. Foi nesse período que foi convidado pelo médico e professor João Francisco Xavier Müssnich para trabalhar no Hospital Moinhos de Vento, a partir de 1980. Em 1982, foi convidado a integrar o Comitê de Ética Médica do Hospital, atividade que exerceu por décadas. Sua atuação no Moinhos já soma 44 anos e, segundo ele, está longe de terminar.

Para produção das biografias, foram consultadas fontes históricas disponíveis no acervo do Espaço Memória Amarílio Vieira de Macedo, tais como revistas, livros e documentos. Também foram realizadas entrevistas com os homenageados e seus familiares.

Crédito da foto: Leonardo Lenskij – HMV

 



VEJA TAMBÉM