Estatísticas e Análises | 11 de setembro de 2018

No Brasil, 93% das crianças se vacinaram contra pólio e sarampo, de acordo com Ministério da Saúde

Campanha Nacional de Vacinação encerra no dia 14 de setembro
No Brasil, 93% das crianças se vacinaram contra pólio e sarampo, de acordo com Ministério da Saúde

 

O Brasil imunizou 93% do público-alvo (crianças de 1 a 5 anos de idade) contra sarampo e poliemielite – a Campanha Nacional de Vacinação contra as duas doenças encerra no dia 14 de setembro. De acordo com o Ministério da Saúde, foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Doze estados (Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Amapá) atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo, para as duas vacinas.

A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar independente da situação vacinal. Cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%.

Casos de sarampo

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 5 de setembro, foram confirmados 1.579 casos e 7.513 permanecem em investigação. O Amazonas já computa 1.232 casos e 7.439 em investigação, e em Roraima há o registro de 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação. Casos isolados também foram identificados em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (18), Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2).

Até o momento, no Brasil, foram confirmados 8 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 4 óbitos no estado do Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 2 do município de Autazes).

Nove cidades gaúchas apresentam menos de 70% de cobertura vacinal

De acordo com o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul registra 91, 82% de cobertura vacinal contra sarampo e 91,48% de cobertura contra pólio. A Campanha Nacional visará 145 municípios gaúchos que ainda não atingiram o percentual recomendado.

Nove cidades apresentam os percentuais muito baixos de vacinação (índices abaixo de 70%): Porto Alegre, Rio dos índios, Barão do Triunfo, Lavras do Sul, Coqueiro Baixo, Gramado Xavier, Charrua, Capão do Leão e Chuí. Nesses municípios, os índices são considerados críticos.

Campanha Nacional de Vacinação

Estendida até o dia 14 de setembro, a campanha possui como público-alvo crianças com idade entre um a menores de cinco anos. Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Com informações do Ministério da Saúde. Edição do Setor Saúde.

 

VEJA TAMBÉM