Newsweek: Seis hospitais brasileiros figuram entre os 250 melhores do mundo
Na lista exclusiva com os melhores do Brasil estão listados 113 hospitaisA revista internacional de negócios Newsweek e a empresa de dados Statista apresentaram os novos rankings Top 250 Melhores Hospitais do Mundo (World’s Best Hospitals 2023 – Top 250) e o ranking dos Melhores Hospitais do Brasil (World’s Best Hospitals 2023 Brazil). Este ano, foram avaliados mais de 2.300 hospitais em 28 países, incluindo um novo país, Taiwan. Cinco hospitais de São Paulo e um do Rio Grande do Sul integram a lista dos 250 melhores hospitais do mundo.
O Hospital Israelita Albert Einstein (SP) segue sendo o melhor colocado no Brasil – e da América Latina -, com a 34ª posição da lista dos 250 melhores do mundo. Entre os brasileiros, em segundo lugar aparece o Hospital Sírio-Libanês (SP), na 104ª colocação em nível mundial. O Hospital Moinhos de Vento (RS) é a 115ª instituição melhor colocada no mundo e terceira na classificação nacional. Completam a lista o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (177ª mundo e 4º Brasil); Hospital Santa Catarina Paulista (185ª mundo e 5ª Brasil) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o HCFMUSP (210ª no mundo e 6ª na lista do Brasil).
PUBLICIDADE
TOP 10 Mundo: Mayo segue com o melhor hospital
No TOP 10 entre os 250 mais destacados no geral, estão listados 5 hospitais dos EUA, um da França, um da Alemanha, um de Singapura, um da Suécia e um do Canadá. Mayo Clinic (EUA) segue liderando como o melhor hospital do mundo, com Cleveland Clinic na 2ª colocação (EUA). Completam a lista as seguintes instituições: Massachusetts General Hospital (3º na lista/EUA), The Johns Hopkins Hospital (4ª /EUA), Toronto General – University Health Network (5ª/Canadá), Karolinska Universitetssjukhuset (6ª/Suécia), Charité – Universitätsmedizin Berlin (7ª/Alemanha), Hôpital Universitaire Pitié Salpêtrière (8ª/França), Singapore General Hospital (9ª/Singapura) e UCLA Health – Ronald Reagan Medical Center (10ª/EUA).
Confira a lista Top 250.
Brasil: Os 113 melhores listados no ranking
Além dos seis citados acima, mais 107 hospitais integram a lista nacional, totalizando 113 no total. Em 7º lugar figura o Hospital Mãe de Deus (RS), seguido do Hospital Samaritano (8º), HCor (9º) e BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo (10º). Na lista Top 10, são 8 hospitais com atuação em São Paulo e dois no Rio Grande do Sul.
Confira a colocação dos demais integrantes na lista nacional completa.
PUBLICIDADE
Repercussões
Conforme publicação nas redes de Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, “esse resultado reforça o impacto positivo do Einstein na sociedade e nosso compromisso primordial com a qualidade e a segurança, o que nos coloca como referência para outras organizações. Estamos cada vez mais engajados na missão de compartilhar o aprendizado adquirido e contribuir para que mais atores trilhem os caminhos que levarão a um futuro da saúde com mais qualidade e sustentabilidade. Agradeço e parabenizo nosso corpo clínico, nossos gestores e todos os colaboradores que constroem, diariamente, nosso sistema completo de saúde. Esse reconhecimento é de vocês! ”
O Sírio-Libanês avançou uma posição em relação ao ano anterior, ocupando a segunda colocação entre os melhores do País. “Nosso trabalho constante de oferecer excelência médica e hospitalar aos brasileiros foi referendado por mais esse importante reconhecimento da revista Newsweek”, diz Dr. Fernando Ganem, diretor geral do Hospital.
Terceiro melhor hospital do Brasil, o Hospital Moinhos de Vento tem investido em medicina de ponta, pesquisa, ensino e inovação, porém o CEO da instituição de Porto Alegre ressaltou que as pessoas são o principal ativo do Moinhos. “Os investimentos constantes em nossos pilares estratégicos — medicina de ponta, pesquisa, ensino e inovação — são uma prioridade. Mas tudo isso não seria possível, sem o nosso principal ativo que são as pessoas. Temos um time altamente qualificado e de referência em atendimento médico-assistencial no país e no mundo, que são os grandes responsáveis por esses resultados. Isso comprova que estamos, efetivamente, redefinindo a saúde no Brasil”, comenta o CEO do Hospital, Mohamed Parrini.
O superintendente-CEO do Hcor, Fernando Torelly, destaca: “entendemos que o cuidado deve ir além das frentes médico-assistenciais. Temos o compromisso diário de olhar de maneira integral para aqueles que interagem conosco. É o que chamamos de Experiência Humana de Cuidado em Saúde. Todos os nossos esforços se somam para que cada um dos pacientes usufrua do melhor tratamento possível, de maneira mais leve e acolhedora e que participe diretamente de toda jornada, a fim de que o desfecho clínico seja o mais positivo. ” A instituição subiu 11 posições desde 2020, quando passou a integrar o seleto grupo de hospitais eleitos pela publicação. É o hospital no Top 10 brasileiro que mais cresceu no ranking da Newsweek.
Para Rafael Cremonese, diretor-geral do Hospital Mãe de Deus, a conquista “é um reconhecimento importante, que reflete o quanto trabalhamos no último ano para evoluir ainda mais. Qualidade e segurança estiveram na nossa pauta constantemente, e também a experiência do cliente e o cuidado centrado na pessoa. Nossos colaboradores atuam em um grau máximo de engajamento, e nos sentimos recompensados de estarmos entre os principais hospitais do país. ”
Integrante da lista dos 113 melhores do Brasil, o Hospital Divina da Divina Providência comemora a subida de 4 posições, sendo considerado o 3º melhor hospital de Porto Alegre. Para o Dr. Willian Dalprá, Diretor Técnico do Hospital, o reconhecimento é resultado de muito trabalho coletivo, realizado com comprometimento, profissionalismo, responsabilidade e amor ao próximo. “Excelência e qualidade, necessariamente, precisam ser percebidas. Entregar valor em saúde de forma sustentada, não negociando os valores e as premissas do cuidado amoroso à vida e mantendo-se entre os principais hospitais do País, nos torna relevantes. Nos posiciona e nos desafia a sermos cada vez melhores. Celebremos!”, declarou
Metodologia
As pontuações são fornecidas por especialistas, por meio de uma pesquisa com mais de 80 mil médicos, gestores hospitalares e profissionais da saúde. Conforme a Newsweek e Statista, um importante pilar foi adicionado ao modelo de pontuação neste ano: pela primeira vez, os hospitais foram pesquisados sobre o status de implementação de PROMs (Medição da Experiência Relatada pelo Paciente e Desfechos Medidos pelo Paciente). Os PROMs são questionários padronizados preenchidos por pacientes para medir a percepção dos serviços prestados, desfechos clínicos e qualidade percebida.
Entenda melhor a metodologia completa e resumida, e acesse o questionário acerca do modelo PROMs (arquivos em inglês).