Gestão e Qualidade | 25 de abril de 2013

Negativa de atendimento pode gerar suspensão de operadora de plano de saúde

De dezembro de 2012 a março deste ano, foram recebidas 13.348 reclamações sobre garantia de atendimento, envolvendo 509 operadoras de planos de saúde
Negativa de atendimento pode gerar suspensão de operadora de plano de saúde

A partir de agora, as operadoras de saúde que negarem atendimento aos beneficiários poderão ser suspensas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O anúncio foi feito nesta semana pelo órgão, que ampliou os critérios de fiscalização e suspensão dos planos de saúde além do descumprimento dos prazos estabelecidos para marcação de consultas, exames e cirurgias. A agência também vai considerar itens relacionados à negativa de cobertura, como o rol de procedimentos, o período de carência, a rede de atendimento, o reembolso e o mecanismo de autorização para os procedimentos.

A nova lista com a relação dos planos de saúde suspensos por descumprimento dos itens avaliados pela ANS será divulgada em julho. Segundo a agência, o período analisado será de dois meses, tempo suficiente para acompanhar os mesmo critérios dentro das novas regras. De dezembro de 2012 a março deste ano, foram recebidas 13.348 reclamações sobre garantia de atendimento, envolvendo 509 operadoras de planos de saúde. No Brasil, mais de 48 milhões de pessoas têm planos de saúde com cobertura de assistência médica e outros 18,4 milhões, exclusivamente odontológicos.

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