Mundo | 1 de julho de 2013

Nascidos entre 1945 e 1965 devem fazer teste para hepatite C

Recomendação foi feita nos Estados Unidos para identificar possíveis casos da doença
Nascidos entre 1945 e 1965 devem fazer teste para hepatite C

O departamento de saúde dos Estados Unidos decidiu recomendar que todas as pessoas que nasceram entre 1945 e 1965 – os chamados baby boomers – façam testes de hepatite C. Tanto nos EUA, quanto no Brasil, 80% das pessoas infectadas está na faixa entre 48 e 68 anos e a maioria contraiu a doença em transfusões sanguíneas, antes da existência da sorologia que detecta o vírus no sangue doado.

No país norte-americano a decisão de realizar o teste nos cidadãos está sendo feita por meio de lei e deve obrigar todos os planos de saúde a incluírem a testagem sem custo adicional aos beneficiários dentro da faixa etária compreendida – nascidos entre 1945 a 1965.

No Brasil, de acordo com o Fundo Mundial para Hepatite da ONU (Organização das Nações Unidas), 60 milhões de brasileiros deveriam realizar o teste por estarem dentro do período de risco. Para a ONU, essas pessoas têm até cinco vezes mais chances de estarem infectadas do que as outras pessoas, pelo risco durante as transfusões – quando ainda não era realizado o exame no sangue doado – e pela contaminação que ocorreu no uso de seringas de vidro.

Estima-se que 95% dos portadores do vírus não saibam que estão com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, foram disponibilizados 2,3 milhões de unidades de teste rápido para os Estados aplicarem nas doações de sangue para identificarem possíveis casos de pessoas portadoras de hepatites B ou C.

Segundo o ministério, ainda na há informação se haverá campanha específica no Brasil para que os brasileiros nascidos entre 1945 e 1965 também realizem o teste para identificar se estão contaminados com o vírus da hepatite C.

TÓPICOS , , ,

VEJA TAMBÉM