Tecnologia e Inovação | 19 de dezembro de 2024

Moinhos de Vento é primeiro hospital do RS a contar com braço robótico Mako

Instituição investiu R$ 7,5 milhões na tecnologia, que proporciona mais precisão e segurança nas cirurgias ortopédicas, assim como menor tempo de internação e recuperação.
Moinhos de Vento é primeiro hospital do RS a contar com braço robótico Mako

O Hospital Moinhos de Vento adquiriu recentemente o robô Mako SmartRobotics™, especializado em cirurgias ortopédicas. Com investimento de R$ 7,5 milhões, a instituição é a primeira e única do Rio Grande do Sul a contar com a tecnologia.


DezembroLaranja_setorsaude_banner_online_portoalegre


Uma equipe de médicos já está sendo capacitada para utilização do braço robótico, que proporcionará mais precisão e segurança às cirurgias, como redução de complicações, menor tempo de internação e recuperação mais rápida do paciente.


banner-naxia-600


“O braço robótico Mako é, de fato, uma ferramenta que trará grandes benefícios para os pacientes, visto que aumenta a precisão do posicionamento dos componentes das próteses diminuindo complicações, como luxação, discrepância dos membros inferiores e, possivelmente, aumentará a sobrevida das próteses. Inicialmente, será utilizado nas artroplastias de quadril e joelho e, em um futuro próximo, estará disponível para as artroplastias de ombro e tornozelo”, esclarece Carlos Galia, chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento.


compras-hospitalares-shs

Galia acrescenta que, com essa aquisição, o Serviço de Ortopedia do Hospital Moinhos de Vento estará em posição de protagonismo e vanguarda, já que o Mako é o único braço robótico validado e aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), agência federal do governo dos Estados Unidos responsável por regulamentar a segurança e eficácia de diversos produtos. De acordo com o médico, poderão ser realizadas até 100 cirurgias de quadril e joelho por mês na instituição.

Parque robótico

Com um dos parques robóticos mais diversificados da América Latina, o Hospital passa a contar, a partir de agora, com seis robôs. “A aquisição de mais um equipamento de alta tecnologia reforça o comprometimento da instituição em proporcionar ao paciente o que existe de mais seguro e moderno, sempre em linha com nosso propósito de cuidar das pessoas”, destaca o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.

Desde 2018, quando o hospital implantou o núcleo de cirurgia robótica, já foram realizadas mais de 3 mil cirurgias robóticas, contemplando as áreas de Urologia, Cirurgia Geral, Torácica, Ortopedia e Traumatologia, Coloproctologia, Ginecologia e Neurologia. “Esse novo investimento do Moinhos de Vento traz benefícios diretos na eficiência das intervenções. Além disso, o uso de tecnologia de ponta também contribui para a atualização constante dos médicos, possibilitando que se mantenham na vanguarda da medicina ortopédica e atendam às crescentes demandas por tratamentos inovadores e de qualidade”, ressalta Galia.

VEJA TAMBÉM