Tecnologia e Inovação | 19 de setembro de 2017

Ministério da Saúde estuda utilizar robôs em cirurgias do SUS

Projeto estuda o uso da tecnologia para tornar procedimentos cirúrgicos mais precisos e menos invasivos
Ministério da Saúde estuda utilizar robôs em cirurgias do SUS

O Ministério da Saúde está discutindo investir na implantação de tecnologia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). O  Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Distrito Federal, Marco Fireman, visitou o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, para analisar a utilização de robôs em cirurgias.

O projeto vai estudar o uso da tecnologia para tornar os procedimentos cirúrgicos mais precisos e menos invasivos. Se aprovado, entrará em fase de instalação para ser testado por um período de aproximadamente três anos.

“É um projeto ousado e importante. Estamos estudando a possibilidade de introduzir a tecnologia robótica em fase experimental de pesquisa para fazer a avaliação de desempenho no SUS, verificar os benefícios para saber se temos viabilidade de ampliar o investimento futuramente para outros hospitais”, explicou o secretário.

Atualmente, o Ministério da Saúde dá incentivos fiscais, por meio dos Programas de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que é realizado por entidades filantrópicas credenciadas ao SUS para o desenvolvimento de projetos que utilizam a tecnologia robótica.

O uso da robótica para esse tipo de procedimento é uma prática consolidada em países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, há mais de 3,5 mil robôs em unidades hospitalares para cirurgias de alto grau de complexidade.

VEJA TAMBÉM