Política | 12 de março de 2021

Ministério da Saúde anuncia compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik

Laboratório brasileiro União Química pretende entregar 400 mil doses até o final de abril, mais 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho
Ministério da Saúde anuncia compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik

O Ministério da Saúde assinou, nesta sexta-feira (12), o contrato para receber 10 milhões de doses da vacina Sputnik V que serão importadas da Rússia pelo laboratório brasileiro União Química. O cronograma incialmente previsto de entregas apresentado pelo laboratório União Química indica a possibilidade de chegada ao Brasil de 400 mil doses até o final de abril, mais 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho.

“Chegamos a um bom entendimento para receber a Sputnik V, iniciado em ainda em agosto de 2020, quando a Rússia aprovou o uso desse imunizante para seus cidadãos. Aprofundamos essas negociações já no mês seguinte e agora temos mais um reforço para salvar vidas e fortalecer nosso Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO)”, destacou o secretário Executivo da Pasta, Elcio Franco.

“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik V em nossa população e realizar os pagamentos após cada entrega de doses dessa vacina, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário“, lembrou Elcio.

A farmacêutica também informou ao Ministério que pretende fabricar a substância em estruturas que possui em São Paulo e no Distrito Federal para atender a demanda nacional, possibilidade que será avaliada pela Saúde nas próximas semanas e que poderá levar à concretização de outro acordo comercial.

Sputnik V: eficácia de 91,6%

Segundo o Instituto Gamaleya da Rússia, que desenvolveu a vacina, a Sputnik V é a primeira vacina registrada do mundo baseada em uma plataforma em vetor adenoviral. A vacina Sputnik V já foi registrada em mais de 50 países.

Mais de 31.000 voluntários estão participando do ensaio clínico pós-registro da Sputnik V na Rússia. Os ensaios clínicos de Fase III da Sputnik V estão sendo realizados nos Emirados Árabes Unidos, Índia, Venezuela e Belarus.

A Sputnik V é uma das três vacinas no mundo com mais de 90% de eficácia (as outras duas são a da Pfizer/BioNtech, com 95%, e da da Moderna, com eficácia de 94,5%). Quando foi anunciada, ela recebeu muitas desconfianças, mas estudos robustos conseguiram fornecer credibilidade ao imunizante. A eficácia da vacina de 91,6% foi calculada com base em dados de 19.866 voluntários que receberam a primeira e a segunda dose da vacina Sputnik V.

 



VEJA TAMBÉM