Ministério da Saúde afirma que distribuição da vacina contra meningite C será regularizada em agosto
Ao menos seis estados enfrentam desabastecimento de doses
A distribuição da vacina contra a meningite C será normalizada a partir de agosto no país, informa o Ministério da Saúde. No momento, a vacina está sendo distribuída aos estados, porém de forma reduzida devido a atrasos na entrega pelo laboratório produtor, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED).
Pelo menos seis estados registram falta da vacina em alguns postos. São os casos de Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O problema começou em abril, quando foram distribuídas doses equivalentes a apenas 58% da cota mensal de cada estado – nos meses seguintes, a cota foi ainda menor.
No Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES/RS), em julho houve uma queda de cerca de 36% da cota mensal para o estado. O Governo Federal afirma ter destinado 178 mil doses para o RS entre janeiro e julho – o que dá uma média de 25,4 mil vacinas por mês. Em 2017, 31 mil doses foram aplicadas por mês. Até 21 de julho, o RS registrou 29 casos da doença, com cinco mortes – em todo o ano de 2017, foram 50 casos e sete mortes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) informa que, dos 140 postos de saúde da capital, apenas 63 unidades têm a vacina contra a meningite C. A lista completa dos locais pode ser conferida no site da prefeitura.
O Ministério da Saúde orienta que os municípios que estão com estoque reduzido realizem o agendamento da vacinação, de acordo com a disponibilidade das doses.
Esquema vacinal
A vacina Meningocócica C (conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos de idade.
Com informações do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde do RS e Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. Edição do Setor Saúde.