Tecnologia e Inovação | 24 de julho de 2025

Ministério da Saúde adota software desenvolvido no HCPA

"A adesão ratifica a qualidade do AGHUse. Além disso, aumenta as possibilidades de cooperação para novos desenvolvimentos do software e de integração com o SUS em todo o país”, comemora o diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto.
Ministério da Saúde adota software desenvolvido no HCPA (1)

O AGHUse, ferramenta desenvolvida pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para gestão assistencial, administrativa e do prontuário eletrônico dos pacientes vai ser adotado pelo Ministério da Saúde (MS). A formalização da adesão do ministério ao AGHUse aconteceu nesta segunda-feira, 21, com a publicação do Ato de Admissão emitido pelo HCPA, após a assinatura do Termo de Compromisso pelo Ministro Alexandre Padilha. A implantação deve começar pelo Hospital Federal de Ipanema, no Rio de Janeiro, que pertence ao MS.


VENDAS ABERTAS 600x313


O AGHUse é um software de código aberto para a gestão em saúde, desenvolvido pelo HCPA desde a década de 1980. A comunidade participante conta hoje com mais de cem unidades de saúde de todo o país, que se comprometem a apresentar constantes melhorias e novas funcionalidades. Os hospitais das Forças Armadas e a Unicamp estão entre as instituições que já adotam o AGHUse – recentemente, ele também foi adotado pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Outras instituições têm procurado o Clínicas para conhecer os benefícios da ferramenta.


IMG_6214


Para o Clínicas, o ingresso do Ministério da Saúde reconhece e valoriza o trabalho realizado pelo HCPA e pelos demais integrantes. “A adesão ratifica a qualidade do AGHUse. Além disso, aumenta as possibilidades de cooperação para novos desenvolvimentos do software e de integração com o SUS em todo o país”, comemora o diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto.

VEJA TAMBÉM