Gestão e Qualidade, Política | 18 de maio de 2024

Ministério da Saúde abre terceiro hospital de campanha no Rio Grande do Sul

A nova estrutura em São Leopoldo funcionará 100% com recursos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Ministério da Saúde abre terceiro hospital de campanha no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde iniciou na tarde deste sábado (18) os atendimentos no hospital de campanha (HCamp) de São Leopoldo, município distante 40 quilômetros de Porto Alegre. Com a abertura do hospital, a pasta passou a operar três hospitais de campanha, considerando os já instalados em Porto Alegre e Canoas. Além desses, outra estrutura será instalada em uma cidade a ser definida.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está no comando do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) do Rio Grande do Sul, frisa que o funcionamento da estrutura é essencial para a cidade, uma das mais afetadas pelas cheias.


PUBLICIDADE

Anuncio_SetorSaudeCamapanhaCancer_Kaplan


“São Leopoldo foi um dos municípios mais atingidos pelas enchentes. A população aqui é bastante dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) e nós viemos reforçar o atendimento de baixa e média complexidade”, comentou.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


A nova estrutura funcionará 100% com recursos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O hospital, que conta com seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos, receberá pacientes 24 horas por dia e tem capacidade para entre 150 e 200 atendimentos diários.

Assistência

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassou 2,2 mil atendimentos no Rio Grande do Sul desde o início das enchentes, em 3 de maio. O volume de atendimentos reflete o pronto investimento do Ministério da Saúde na ampliação das equipes e da rede de assistência.


PUBLICIDADE

banner-naxia-600


A maior parte dos atendimentos são estabilização de pressão arterial, diabetes e pequenos traumas. Além disso, as equipes já realizaram até mesmo partos. No início desta semana, em menos de 24 horas, o HCamp de POA realizou 108 atendimentos, sendo 60 consultas e 48 reavaliações. A unidade recebeu pacientes para estabilização, aplicação de medicamentos, triagem de casos, entre outros serviços.

 



VEJA TAMBÉM