Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 16 de outubro de 2024

Mercur passa a integrar o BioHub e se torna membro do Tecnopuc

Empresa completou 100 anos em 2024 e, em sua trajetória, vem se destacando pela inovação e por sua responsabilidade social, com ações de impacto na saúde.
Mercur passa a integrar o BioHub e se torna membro do Tecnopuc

A Mercur S.A., empresa gaúcha que desenvolve soluções para as áreas da saúde e educação, é a mais nova integrante do BioHub, a vertical de inovação em saúde do Tecnopuc, passando, assim a ser membro da comunidade do Parque.

O vínculo se deu a partir de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), financiado pela FINEP e que será desenvolvido por Rafael Baptista, coordenador do BioHub, e pelas pesquisadoras Ivon Maisonnave, fonoaudióloga e doutoranda em gerontologia biomédica na PUCRS, Fabiane Brauner e Clarissa Printes, professoras de educação física e pós-doutorandas em gerontologia biomédica na PUCRS. 


outubrorosa_setorsaude_banner_online_portoalegre (1)


“Nós vamos estudar a biomecânica de coletes posturais que a Mercur comercializa, sendo alguns deles produzidos pela própria empresa. Esses coletes vão ser testados no nosso laboratório de biomecânica e, graças ao financiamento com a FINEP, vamos conseguir adquirir para a Universidade um equipamento novo, que é um dinamômetro isocinético, uma tecnologia de ponta para avaliação musculoesquelética”, conta Rafael. Segundo o professor, além de permitir o desenvolvimento desse projeto, o equipamento ficará para a Universidade, possibilitando uma série de outras pesquisas, qualificação de aulas práticas e prestação de serviços, entre os quais avaliação de atletas e pacientes, reabilitação física e treinamento esportivo. 


Health-Meeting-24-600-330-ss


A aproximação com a Mercur começou anos antes, a partir do interesse mútuo em colaborar para a realização de projetos de PD&I para a empresa e de conectar essa grande marca às organizações e pesquisadores que integram a comunidade Tecnopuc. O projeto de pesquisa foi submetido ao edital Tecnologias Assistivas da FINEP de 2022, e aprovado em junho de 2024. Na última quinta-feira, 10 de outubro, uma equipe da Mercur veio ao BioHub para assinar o termo de adesão e conhecer o Tecnopuc.  


banner-naxia-600


O time da Mercur, composto por Cássia Hoelzel, head de inovação, Breno Renato Strüssmann, diretor geral, Regis Severo, especialista técnico, Gabriel Valandro, analista sr. de marketing, e Lucas Buttes, analista de relacionamento, foi recebido por Rafael Baptista e as três pesquisadoras, Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, e Daniela Carrion, líder de comunidade do Parque. Na conversa, foram destacados vários pontos de sinergia entre a Mercur e a comunidade Tecnopuc, com possibilidades de pesquisas e negócios em outros espaços da PUCRS, conexões com membros e participação ativa em eventos.  


compras-hospitalares-shs

“A Mercur é uma empresa com uma longa trajetória no desenvolvimento de produtos que promovem o bem-estar e a saúde, sempre com um forte compromisso com a responsabilidade social. A chegada deles reforça nosso propósito de trabalhar juntos em um ambiente colaborativo, buscando sempre inovação com impacto social, especialmente nas áreas de saúde, educação e acessibilidade. Com essa parceria, esperamos potencializar ainda mais o desenvolvimento de projetos que beneficiem a sociedade, criando soluções inovadoras para desafios de saúde, ao mesmo tempo em que consolidamos o BioHub como referência na área”, comemora Rafael. 

mercur biohub

Mercur 

Fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul pelos irmãos Carlos Gustavo e Jorge Emílio Hoelzel, a Mercur faz parte da vida de muitos brasileiros, seja pelas tradicionais borrachas escolares – que hoje já têm uma versão ecológica, ou pelos itens voltados ao bem-estar, saúde e inclusão, como faixas elásticas, bolsas térmicas, coletes posturais e bengalas, entre tantos outros. 

Uma das estratégias para a empresa se manter relevante durante sua centenária trajetória é a inovação. Há dois anos, a Mercur inaugurou a Vóka – seu Centro de Inovação. “Na Mercur, acreditamos na inovação enquanto ferramenta para atingir nossos resultados e objetivos. A manutenção da cultura de inovação e conexões com o ecossistema nos ajuda a evoluir e nos mantermos relevantes nos mercados de atuação”, explica Cássia Hoelzel, head de inovação da Mercur. 

A parceria com o BioHub e o Tecnopuc reforçam essa postura da empresa orientada para a inovação. “Uma das nossas principais expectativas é fortalecer nossas relações na comunidade para o desenvolvimento de solução relevantes em produtos e serviços na área da saúde, com foco em reabilitação neurológica e osteomuscular”, afirma Cássia. 

Tecnopuc Membership e projetos de PD&I 

O Tecnopuc Membership permite que empresas e startups de qualquer lugar do mundo se integrem à comunidade Tecnopuc, desfrutando das conexões e serviços do ecossistema.  

Uma das formas de conexão é por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, para os quais o Tecnopuc articula a rede de pesquisadores e laboratórios da PUCRS, de acordo com as necessidades do desafio de inovação e desenvolvimento. 

Com informações Biohub Tecnopuc. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM