Estatísticas e Análises | 16 de setembro de 2016

Menopausa precoce associada ao risco de doença cardiovascular

A perda de função ovariana pode causar alterações hormonais
menopausa-precoce-associada-ao-risco-de-doenca-cardiovascular

A menopausa precoce – antes da idade de 45 – está associada a um risco maior de doença cardiovascular e morte, segundo uma revisão de estudos feitos por pesquisadores holandeses. Os dados correspondem a 32 estudos sobre a menopausa precoce, que incluiu mais de 310 mil mulheres.

A idade média no início da menopausa é de 51. Mas algumas mulheres começam muito mais cedo. A menopausa prematura é definida com início antes dos 40 anos, enquanto que de início precoce ocorre antes dos 45 anos.

Em comparação com as mulheres que atingiram a menopausa após os 45 anos, aquelas que atingiram a menopausa mais cedo tinham um risco aumentado em 50% para doença cardíaca coronária e maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) em 23%. Contudo, elas não apresentaram nenhum aumento do risco de morte por AVC. Mas foi verificado um risco de 19% para a morte por doença cardiovascular e 12% por cento para a mortalidade global.

O estudo foi publicado na revista cientifica JAMA, sob o título Association of Age at Onset of Menopause and Time Since Onset of Menopause With Cardiovascular Outcomes, Intermediate Vascular Traits, and All-Cause Mortality.

A razão pela qual a menopausa precoce está associada com alguns riscos de saúde não está clara, mas a perda de função ovariana pode causar alterações hormonais que conduzem a inflamação e dano vascular.

“As mulheres que atingem a menopausa precoce devem ser examinadas para condições médicas como hipertensão, hiperlipidemia [valores anormalmente elevados de gorduras, ou seja, colesterol, triglicéridos ou ambos] e diabetes”, disse o autor principal, Dr. Taulant Muka, médico e pesquisador de pós-doutorado na Erasmus University. “Tratar esses transtornos precoce reduz o risco”, finaliza.

VEJA TAMBÉM