Médicos belgas afirmam terem descoberto novo ligamento no joelho
Anterolateral vai do lado mais externo do fêmur para a tíbiaEm um artigo publicado no Journal of Anatomy, dois médicos do Hospital da Universidade de Leuven (Bélgica) afirmam ter encontrado a existência de um novo ligamento no joelho, chamado de ligamento anterolateral (ALL, na sigla em inglês).
Steven Claes e Johan Bellemans, os autores da descoberta, sugerem que o ALL pode ser fundamental na recuperação de lesões comuns ligadas à prática de esportes. A compreensão deste feixe de tecido pode ajudar na busca por tratamentos para rompimento do ligamento cruzado anterior.
Indícios da existência do ligamento já eram conhecidos (divulgados pela primeira vez pelo cirurgião francês Paul Segond em 1879, mas não foram feitos estudos mais aprofundados), mas esta é a primeira vez que sua estrutura e propósito são estabelecidos claramente. Os médicos belgas apresentam o mapeamento do ligamento, que vai do lado mais externo do fêmur para a tíbia.
Os médicos belgas usaram técnicas de dissecação microscópica para examinar 41 joelhos e conseguiram identificar o ligamento em 40 amostras. No entanto, os especialistas dizem ser necessários mais estudos para provar a relevância da descoberta.
Quatro ligamentos principais no joelho se cruzam entre o fêmur e a tíbia, garantindo estabilidade e evitando movimentos excessivos dos membros. A anatomia da articulação é considerada complexa e vários grupos de cientistas têm explorado algumas estruturas menos definidas. As informações são do jornal francês L´Figaro.