Medicamento para tireoide causa reações graves em pacientes na França
Levothyrox, com nova fórmula afetou milhares de pessoasNa França, a mudança na fórmula de Levothyrox, medicamento indispensável para o tratamento da tireoide, causou acentuadas reações adversas, incluindo pelo menos 1.500 casos graves desde o início deste verão europeu, de acordo com o jornal francês Le Figaro. Os efeitos colaterais relatados pelos pacientes são numerosos, variando de fortes dores de cabeça a prolongados períodos de diarréia, perda de memória, tonturas, queda de cabelo ou distúrbios do ritmo cardíaco.
O medicamento passou a contar com acido nítrico anido e o manitol. Porém, a levotiroxina sódica, princípio ativo do produto, não foi alterada. O Levothyrox é produzido pelo laborátorio Merck e, no Brasil, é comercializada com o nome de Euthyrox. Porém, não houve nenhuma alteração nos medicamentos comercializados no Brasil. De acordo com a Merck Brasil, a nova fórmula do Euthyrox não está disponível no país e não há qualquer previsão de seu lançamento por aqui.
A Associação Francesa dos Pacientes com Doenças na Tireoide mobilizou-se na França e organiza uma petição pelo restabelecimento da antiga fórmula do Levothyrox. Quase 200 mil pessoas já assinaram o documento.