Markho Life Complex avança em Capão da Canoa com hospital de alta complexidade e execução da CONSTRUTORA TEDESCO
Empreendimento do GRUPO PESSI integra hospital, shopping mall, business center e residencial no litoral norte gaúcho.
O Markho Life Complex consolida-se como um dos mais ambiciosos projetos imobiliários e hospitalares do Brasil. Localizado em Capão da Canoa, o empreendimento reúne hospital de média e alta complexidade, shopping mall, centro empresarial e torres residenciais em um único complexo multiuso. O projeto segue o conceito de ecossistema urbano integrado, modelo já adotado em grandes centros internacionais, seguindo uma tendência global.
O projeto é liderado pelo GRUPO PESSI e executado pela CONSTRUTORA TEDESCO (Grupo HTB), empresa reconhecida nacionalmente pela experiência em obras hospitalares e infraestruturas de grande porte.
Crescimento populacional impulsiona demanda por saúde e infraestrutura
Estimativas como dados de serviços públicos como consumo de energia, coleta de lixo e registros do Cartão SUS indicam que o Litoral Norte já se aproxima de 1 milhão de residentes fixos ao longo do ano. Durante o verão, a estimativa é que população chegue a mais de 3,6 milhões de pessoas.
Entre os municípios com maior população, estão, na ordem:
Capão da Canoa.
Tramandaí.
Osório.
Torres.
Imbé
Xangri-lá
O crescimento demográfico reforça a necessidade de ampliação da infraestrutura hospitalar regional. Hoje o Litoral Norte não possui nenhum hospital de alta complexidade com essa estrutura integrada.
Após as enchentes de 2024, muitas famílias escolheram o litoral para fixar residência. Outro ponto que chama a atenção é o grande número de condomínios de luxo, principalmente no município vizinho Xangri-lá.
Segundo informações do Governo do RS, em muitos municípios litorâneos do RS, especialmente no Litoral Norte, a população pode multiplicar de 8 a mais de 15 vezes nos dias mais intensos da temporada de verão (dezembro a fevereiro), comparado com a população residente no resto do ano.
Hospital de alta complexidade deve transformar a saúde no litoral norte
Segundo Alfredo Pessi, fundador do Grupo Pessi, o complexo entrega um ecossistema completo que nasce para suprir uma demanda histórica da região:
“Vai resolver uma questão de fragilidade na saúde com um ecossistema onde vai ter a solução para toda a região do litoral. Com o aumento da população fixa que mora no litoral o ano todo e a demanda por serviços durante os meses de verão nos dão segurança para entregar um equipamento de ponta que será referência no Brasil.”
A proposta do hospital de alta complexidade é reduzir deslocamentos para Porto Alegre e outros centros, ampliando a oferta de especialidades médicas, diagnóstico e atendimento hospitalar no litoral norte gaúcho.
A definição da bandeira hospitalar — atualmente em negociação — deve marcar uma nova fase do projeto e acelerar o ritmo de vendas das unidades comerciais e residenciais.
Obras entram em fase estrutural com tecnologia de engenharia avançada
De acordo com Pedro Silber, Presidente da CONSTRUTORA TEDESCO, o empreendimento já está em estágio de execução.
“Estamos na fase de execução da estrutura de concreto armado, ressaltando o volume utilizado na fundação, onde um dos blocos teve a tecnologia com adoção de gelo para cura (veja vídeo).”
A técnica de uso de gelo na cura do concreto é aplicada em grandes estruturas para controle térmico, garantindo maior estabilidade e desempenho — evidência do nível técnico adotado na obra.
A execução também envolve soluções de engenharia específicas devido ao terreno arenoso da região litorânea, com estruturas de contenção e técnica para lidar com o lençol freático
Silber destaca ainda o caráter inovador do projeto:
“O Markho é um projeto inovador e disruptivo para o litoral gaúcho. Agrega no mesmo endereço diversas e complementares operações. Para nós da TEDESCO é uma honra participarmos da construção deste marco, um verdadeiro Markho como o próprio nome diz.”
Expertise da TEDESCO fortalece negociações com instituições hospitalares
A credibilidade da Construtora TEDESCO tem sido um dos diferenciais estratégicos nas negociações com potenciais operadores do hospital.
“Na hora da negociação com a bandeira do hospital, toda a credibilidade e expertise da TEDESCO é uma segurança para quem vai operar o hospital depois”, afirma Alfredo Pessi.
Com histórico consolidado na construção de hospitais, centros médicos e obras de alta complexidade técnica, a TEDESCO agrega segurança institucional e confiança ao projeto — fator decisivo para investidores e parceiros estratégicos.
Entre os projetos relevantes entregues pela empresa estão:
Ampliações do Hospital Moinhos de Vento – incluindo Bloco 16, Bloco C, Nova Emergência e Hospital do Coração.
Hospital Nora Teixeira – estrutura de 15 pavimentos e cerca de 30.000 m2.
Hospital São José – mais de 17.000 m2 entregues em 2025.
Hospital Unimed Concórdia – unidade com aproximadamente 19.000 m2.
Sede da Federação Unimed Santa Catarina – mais de 13.000 m2.
Hospital Tacchimed – complexo hospitalar de aproximadamente 30.000 m2.
Inscer (Instituto do Cérebro da PUCRS) – centro de estudos e pesquisas do cérebro, com 7.000 m2.
Hospital Santa Ana (AESC/Hospital Mãe de Deus) – retrofit do Hospital Santa Ana, gerido pela mantenedora do Hospital Mãe de Deus, com intervenção em cerca de 7.000 m2.
Comercialização deve acelerar com anúncio da bandeira hospitalar
O empreendimento contempla:
Hospital de média e alta complexidade.
Shopping Mall.
Business Center (consultórios e salas corporativas).
Prime Residences (apartamentos de alto padrão).
Estacionamento amplo com carregadores para carros elétricos.
Housi (moradia inteligente ao lado do hospital, com diversos serviços acoplados. É ideal para investidores que podem alugar o apartamento para pacientes em processo de desospitalização ou mães que irão dar a luz em poucos dias; familiares de pacientes internados e veranistas).
Segundo Pessi:
“A eficiência das vendas está adequada ao cenário econômico atual. Com o anúncio da bandeira do hospital, certamente será acelerado com muita velocidade. Vislumbramos ainda uma melhora da economia para os próximos meses, com a expectativa da redução das taxas de juros. De forma geral, as vendas estão indo muito bem.”
Ainda conforme Pessi, as obras estão em ritmo acelerado (em 2025/2026) com previsão de conclusão prevista para dezembro de 2029. Atualmente, a TEDESCO trabalha no segundo nível da edificação.
A abertura oficial para reservas comerciais para o Shopping Mall está prevista para ocorrer ainda neste ano.
Impacto econômico e valorização imobiliária em Capão da Canoa
O Markho Life Complex representa:
Ampliação da infraestrutura hospitalar no litoral norte.
Geração de empregos diretos e indiretos.
Atração de investimentos privados e públicos.
Valorização imobiliária regional.
Integração urbana em modelo multiuso.
Conceito de ecossistema
O Markho Life Complex ocupa cerca de 78 000 m2 de área construída e foi pensado como um grande ecossistema integrado, reunindo serviços e funções que vão desde o atendimento em saúde até espaços residenciais e comerciais.
A arquitetura foi pensada para conectar diferentes usos — residencial, hospitalar, comercial e de lazer — de forma fluida e eficiente, promovendo interação entre os espaços e melhor experiência para usuários e moradores. O desenho global foi idealizado pelo Studio Ronaldo Rezende, do conceituado arquiteto Ronaldo Rezende, em parceria com Arquitetura Rocha, com foco em estética contemporânea, funcionalidade e conforto. O escritório de arquitetura Marconi Souto, especializado em ambientes hospitalares no Brasil e no exterior, é o responsável pelo projeto interno do hospital.
O projeto quebra a divisão tradicional entre função residencial, comercial e de saúde, propondo um complexo onde pessoas podem morar, trabalhar, cuidar da saúde e aproveitar serviços no mesmo lugar.
A combinação entre um modelo de urbanismo integrado de alta performance pensado pelos arquitetos envolvidos, visão empreendedora do GRUPO PESSI e execução técnica da TEDESCO posiciona o empreendimento como um marco no desenvolvimento de Capão da Canoa e do Litoral Norte do Estado. Segundo Pessi:
“O projeto não tem concorrentes a nível regional, possibilitando que empreendedores e investidores se diferenciem, gerando experiências únicas para os seus clientes. É um modelo totalmente novo, inclusive para o mercado imobiliário e para a saúde a nacional”, finaliza Pessi.