Tecnologia e Inovação | 2 de março de 2014

Mãe de Deus utiliza procedimento inédito para reduzir pressão arterial

Denervação Renal com Cateter Dedicado é indicada para casos de hipertensão resistente
Mãe de Deus rim

Uma nova técnica indicada para casos de hipertensão resistente ao tratamento – pressão muito elevada, que não é controlada nem com o uso de três ou mais medicamentos – tem sido adotada no Hospital Mãe de Deus com bons resultados. A equipe médica de cardiologistas intervencionistas já realizou três procedimentos de denervação renal com cateter dedicado.

O procedimento é minimamente invasivo e reduz a pressão arterial de pacientes, doença que atinge 24,3% dos brasileiros. A hipertensão atinge cerca de 42 milhões de pessoas no País. Em torno de 15% são casos severos que resistem ao tratamento medicamentoso. “Em menos de 24 horas, os pacientes submetidos ao procedimento já apresentavam redução da pressão arterial”, salienta o cardiologista Alexandre do Canto Zago, coordenador da equipe responsável.

A cirurgia introduz um cateter pela artéria da virilha do paciente, e o cateter é conduzido até a artéria do rim, um dos principais órgãos responsáveis pela regulação da pressão no corpo humano. Ao atingir o local desejado, o cateter é aberto e através de eletrodos libera pequenas descargas elétricas na parede do vaso, realizando uma espécie de cauterização. O tempo médio do procedimento é de 30 minutos e a recuperação costuma rápida, com o paciente retornando às suas atividades normais entre 48 e 72 horas.

Enquanto a hipertensão arterial sistêmica atinge 24,3% da população brasileira (dados do Ministério da Saúde de 2012), Porto Alegre apresenta uma prevalência um pouco acima, de 26,2% de pessoas hipertensas.

 

VEJA TAMBÉM