Gestão e Qualidade | 18 de janeiro de 2013

Instituto de medicina do esporte é lançado pelo Mãe de Deus

Iniciativa visa realizar avaliação da condição física de atletas e esportistas
Mãe de Deus lança instituto de Medicina Esportiva

FOTO: Dr. Félix Dummond, Dr. Fábio Leite Gastal, Dr. Claudio Seferin, Dr. Luciano Hocsman e Dr. Ivan Pacheco

Foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, 17, o Instituto de Medicina e Ciências do Esporte Mãe de Deus (IMCES), estrutura criada para cuidar da saúde dos atletas, esportistas e da população que pratica atividades físicas, promover o ensino e a pesquisa científica sobre o tema. A necessidade de criar o IMCES, segundo o superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), Claudio Seferin, surgiu da missão e da filosofia do hospital, que é praticar uma medicina assistencial  voltada às necessidades da população. “Estamos sempre trabalhando para identificar as tendências epidemiológicas dos próximos 20, 30 anos e desenvolver atividades para poder suprir essas necessidades.

Hoje, o Mãe de Deus é um hospital geral que se especializou em algumas áreas, entre elas a medicina esportiva”, argumentou. A proximidade aos estádios dos dois principais times de futebol do Estado, além da realização de jogos da Copa do Mundo em 2014, contribuíram com a decisão de investir em um local especializado em medicina esportiva. O Mãe de Deus oferece tecnologia de ponta para o acompanhamento de atletas por meio de serviços como diagnósticos por imagem, cirurgias e avaliações cardiológicas. Para o responsável pelo IMCES, Dr. Félix Drummond, que também é presidente da Confederacion Sudamericana de Medicina del Desporte, o Instituto fará uma importante parceria com os clubes gaúchos para avaliar os atletas e acompanhar as lesões. “O atleta deve ser avaliado como um todo, por um conjunto completo de atividades. Com o Instituto teremos profissionais altamente capacitados e especializados em medicina esportiva para fazer a avaliação e todo o acompanhamento”, afirmou. O IMCES possuirá três linhas de atuação permanente: Ensino e Pesquisa; Assistência e Responsabilidade Social.

Telemedicina

Outro diferencial que poderá ser aproveitado pelos atletas e esportistas no IMCES, são os recursos da telemedicina. Ainda em fase de desenvolvimento, segundo Seferin, os benefícios de interligar todo o Sistema de Saúde Mãe de Deus – atualmente são nove hospitais – e contar com equipe altamente especializada para fazer o acompanhamento de exames e diagnósticos, deverá entrar em funcionamento dentro de quatro meses.

Parceria para o Gauchão 2013

O Hospital Mãe de Deus, em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), irá oferecer aos clubes e jogadores do Gauchão 2013 o programa Gestão da Saúde do Atleta de Futebol. A iniciativa visa a avaliação do atleta pré-participação e seu acompanhamento para a prevenção e tratamento das lesões, englobando, dentre outros aspectos, exames completos das funções cárdio-respiratórias e pesquisas anti-doping, seguindo o rigoroso protocolo da FIFA para a Copa 2014, e será administrado pelo novo Instituto.

 

VEJA TAMBÉM