Mãe de Deus amplia estrutura e capacidade de atendimento na Emergência
Modelo aprimora assistência a pacientes de baixa, média e alta complexidadeO Hospital Mãe de Deus (HMD), certificado como “Hospital de Referência” para a Copa do Mundo 2014, apresenta melhorias e ampliações em sua área de Emergência e Pronto-Atendimento. A ação aprimora o atendimento durante o período do evento esportivo, com impacto permanente para toda a comunidade, e resulta no aumento de 30% na capacidade atual.
A principal mudança é a adoção de um modelo de acolhimento inovador em emergências e que contempla a separação física dos atendimentos de alta e de média e baixa complexidade. O HMD investiu na criação de um ambiente específico para os casos de baixa complexidade, que representam cerca de 70% dos atendimentos. Tais pacientes passarão por triagem inicial e serão encaminhados para a nova área, sendo atendidos nos consultórios médicos do local.
O novo modelo também prevê um atendimento especial para acompanhantes dos pacientes, com um fluxo de informações mais ágil. De acordo com o diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, médico Claudio Seferin, o objetivo é atender os pacientes em menos tempo, descongestionando a emergência e dando atenção personalizada a cada paciente e familiar, de acordo com as necessidades. “A capacidade resolutiva será exercitada ao máximo nesse modelo”, afirma Seferin. Uma Sala de Monitoramento e Controle de fluxo de pacientes será responsável pelo sistema de gerenciamento do atendimento, bem como os tempos demandados em cada etapa, como exames, medicação, espera por atendimento e período de internação, entre outras informações em tempo real.
O sistema será abastecido com informações permanentes repassadas por uma equipe de enfermagem treinada para este acompanhamento. Localizada na emergência do hospital, a Sala de Controle vai gerar relatórios completos, que servirão de base de dados para os acompanhantes. Uma equipe de profissionais está dedicada a atender familiares sempre que solicitados e eventualmente acompanhá-los em visitas aos pacientes.
A nova área contará com cinco consultórios e sala de medicação com seis lugares. O local onde já funcionava a emergência também foi remodelada e se dedicará exclusivamente aos pacientes de alta complexidade. A sala de observação passará a ter mais 16 leitos. A UTI específica da emergência contará com 13 leitos.
Uma nova reformulação, ampliação e melhorias na Emergência do hospital deverá estar concluída no final de 2015, triplicando a área de atendimento assistencial.