Lançamento da Frente em Defesa das Análises Clínicas
Grupo formado por diversas entidades representativas prepara estratégias que visam valorizar a categoriaO Grupo Interinstitucional de Trabalho das Análises Clínicas, formado por representantes de entidades representativas, se empenha em promover a mobilização e ações de negociação que resultem na elevação dos valores pagos pelos exames laboratoriais. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, em pleno Dia Internacional do Farmacêutico – próxima quarta-feira, 25 – será lançada a Frente em Defesa das Análises Clínicas, iniciativa que envolverá profissionais comprometidos com a valorização do setor.
“O objetivo é comunicar à população as dificuldades econômicas pelas quais passam os estabelecimentos, e principalmente os laboratórios do interior. É um momento inviável em termos de remuneração”, destaca o dr. Mauro Geyer, presidente do SINDILAC, que lembra da falta de reajustes (de quase duas décadas) por parte da maioria dos planos de saúde. Enquanto isso, os custos aumentaram muito neste período, como os cerca de 1000% para os salários dos funcionários. “Imaginamos uma divulgação, para que a sociedade entenda o caso e isso provoque uma reação política em favor dos laboratórios”, completou o dr. Geyer.
O grupo já apresentou um diagnóstico da atual situação das análises clínicas, com dados das tabelas que demonstram a defasagem existente nesse segmento. Também foram elaboradas propostas de ações de negociação (com a constituição de grupos para tratar diretamente com os convênios e o SUS), de articulação política (através do contato com o poder público nos níveis municipal, estadual e federal) e de comunicação. A campanha Análises Clínicas: a diferença entre perder e salvar uma vida, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do setor no âmbito dos serviços de saúde.
De acordo com avaliação do presidente do sindicato da categoria, a disseminação da informação é uma ferramenta importante. “É difícil explicar, mas com a baixa remuneração, precisamos fazer o governo entender a situação e a sociedade pressionar, em favor da categoria, para que se tenha remuneração e se mantenha a qualidade no atendimento”.
Participam do Grupo de Análises Clínicas representantes das seguintes entidades: FEHOSUL, Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Medicina (CREMERS), Conselho Regional de Biomedicina (CRBM1), Laboratórios Associados (LAS), Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas (SINDILAC), Federação das Santas Casas,Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) e Associação dos Farmacêuticos do RS (AFARGS).
Lançamento da Frente em Defesa das Análises Clínicas
Data: 25/09/2013
Horário: 10h
Local: Auditório da Faculdade de Farmácia da UFRGS – Av. Ipiranga, 2752 – Porto Alegre/RS