Gestão e Qualidade | 7 de abril de 2015

IV Encontro Internacional de Neonatologia e o II Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro

HCPA promove atividades com cinco especialistas internacionais
IV Encontro Internacional de Neonatologia e o II Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro

O Serviço de Neonatologia e Ambulatório de Seguimento de Prematuros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre promove, entre os dias 9 e 11 de abril, o IV Encontro Internacional de Neonatologia e o II Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro. Para abordar o tema, cinco especialistas internacionais participarão dos eventos, que ocorrem no Centro de Eventos Plaza São Rafael.

A sobrevivência de bebês prematuros – nascidos com menos de 37 semanas de gestação – é cada vez maior, graças aos avanços da Medicina. Mesmo com boas chances de levar uma vida normal, o recém-nascido necessita de acompanhamento adequado, inclusive após a alta.

A chefe da Unidade de Ambulatório de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Rita de Cássia Silveira, explica que “o intuito do encontro é dar condições para que as equipes de saúde façam o melhor acompanhamento dos prematuros e passem segurança para os familiares, pois as sequelas da prematuridade podem ser muitas. São necessários estímulos e intervenções para minimizá-las. Quanto menor a idade gestacional, maior o risco de atraso no neurodesenvolvimento e de problemas no crescimento”.

Para abordar esses aspectos do nascimento e acompanhamento dos bebês prematuros e gravemente doentes, o HCPA convidou cinco palestrantes especialistas, que vêm pela primeira vez ao Brasil. Os especialistas vão tratar desde assuntos como nutrição até neurodesenvolvimento.

Linda J. Van Marter (Boston/EUA) é professora em Harvard e alcançou reconhecimento internacional por seu trabalho sobre a epidemiologia de duas importantes alterações cardiorrespiratórias neonatais: a displasia broncopulmonar e a hipertensão pulmonar no recém-nascido. Seu grupo de pesquisa foi o primeiro a descrever a associação entre diabetes ou o consumo de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides pela gestante e a ocorrência de hipertensão pulmonar no recém-nascido.

Nicholas Embleton (Newcastle/UK) estuda a influência da nutrição nos prematuros e no seu desenvolvimento durante a infância. Também é responsável por uma das maiores coortes de pretermo.

A. Myriam Peralta-Carcelen (Alabama/EUA) é especialista em neurodesenvolvimento, pediatria geral e autismo.

Krisa Van Meurs (Palo Alto/EUA) é especialista em insuficiência respiratória neonatal, hipertensão pulmonar no recém-nascido e síndrome do desconforto respiratório.

Haresh Kirpalani (Filadélfia/EUA) tem estudos sobre transfusões de sangue, formas de ventilação e lesão pulmonar neonatal, além de ter desenvolvido protocolos inovadores de avaliação de qualidade assistencial na UTI.

VEJA TAMBÉM