Inicia a distribuição do maior lote de vacinas contra Covid-19 recebido até agora pelo RS
Ao todo são 645.150 enviadas pelo Ministério da SaúdeO Rio Grande do Sul recebeu na manhã desta sexta-feira (2) a maior remessa de vacinas contra a Covid-19 até o momento. São 600.400 doses de CoronaVac, do Instituto Butantan, e 44.750 da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, totalizando 645.150 enviadas pelo Ministério da Saúde. O carregamento veio em avião ATR-72, da companhia aérea Azul, que pousou às 6h20 no aeroporto Salgado Filho. O maior lote havia sido o primeiro, com 341,8 mil doses, em 18 de janeiro.
Do terminal, seguiram em caminhão refrigerado para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na zona leste de Porto Alegre. As doses começaram a ser separadas pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e serão distribuídas até o fim desta manhã com destino às 18 CRS e a municípios próximos – Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara, Viamão e para a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Por via aérea, serão entregues as doses da 4ª CRS (Santa Maria), 5ª (Caxias do Sul) e 10ª (Alegrete), transportadas em helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. As demais seguirão por via terrestre.
Ficarão reservadas na Ceadi 11.470 doses da AstraZeneca, referentes à segunda dose de quem se vacinou em janeiro com esse imunizante. Assim, o total a ser entregue nesta sexta-feira (2) é de 633.680 doses, entre CoronaVac e AstraZeneca. Confira o público-alvo das doses recebidas nesta sexta-feira:
CoronaVac
206.560 – Segunda dose para imunizados com vacinas recebidas em 9 de março;
193.000 – Segunda dose para imunizados com vacinas recebidas em 17 de março;
200.840 – Primeira dose para idosos de 66 e 65 anos ou mais;
AstraZeneca
370 – Primeira dose para moradores de comunidades quilombolas;
31.870 – Primeira dose para servidores das forças de segurança e salvamento;
1.040 – Idosos de 66 e 65 anos;
11.470 – Segunda dose para imunizados com vacinas recebidas em 24 de janeiro (serão distribuídas juntamente com a próxima remessa).
Clique aqui e veja o total de doses por Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
Clique aqui e veja o total de doses por município.
Clique aqui e acesse site com o painel da vacinação no Estado.
Porto Alegre inicia vacinação de profissionais da segurança pública na segunda-feira
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) informa que recebeu 102.585 doses de vacinas nesta sexta-feira. Um total de 95.150 doses de vacinas Coronavac/Butantan e 7.435 doses de vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz foi entregue para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
As doses de Coronavac serão divididas entre segunda dose de idosos e profissionais de saúde (66.390 doses) e 28.760 doses, dirigidas à ampliação da faixa etária, para vacinar idosos com 65 anos (12.000 doses) e para continuidade da vacinação de profissionais de saúde liberais e início da imunização de profissionais de apoio de serviços de saúde (16.760 doses).
As 7.435 doses da vacina de Oxford serão destinadas exclusivamente para servidores das forças públicas de segurança e salvamento, cuja vacinação será realizada a partir de segunda-feira, 5, exclusivamente em drive-thrus.
Os idosos de 65 anos serão vacinados a partir de quinta-feira, 8. Antes, na quarta, 7, segue a vacinação de profissionais de saúde (continuação da campanha iniciada em 23 de março). Os requisitos, categorias contempladas e esquema de faixa etária serão divulgados na segunda-feira, 5
Cronograma
Na segunda, 5, terça, 6, e quarta-feira, 7, os drive-thrus dos hipermercados Big Sertório e Big Barra Shopping vacinarão exclusivamente os profissionais de segurança, das 9h às 17h;
De quinta-feira, 8, até sábado, 10, começa a vacinação para 65 anos ou mais, nas 39 unidades de saúde referência, além dos drives Big Sertório e Barra Shopping. Pode haver ampliação de drives;
A segunda dose vai ser aplicada a partir de segunda–feira, 5, nas 39 unidades referências;
Os profissionais de saúde retomam a vacinação nas farmácias referência a partir de quarta-feira, 7.
Agentes Funerários
Para vacinação dos agentes funerários que trabalham com a manipulação de corpos potencialmente contaminados, conforme definição do Plano Nacional de Vacinação, as entidades setoriais deverão encaminhar para a SMS a lista dos funcionários, para agendamento da vacinação. Na lista, devem constar nome do profissional, CPF, data de nascimento e cargo/atividade.
Com informações SES/RS e PMPA. Edição SS. Fotos Gustavo Mansur / Palácio Piratini.