Gestão e Qualidade, Mundo | 23 de novembro de 2023

Indústria de dispositivos médicos espera gerar aproximadamente US$ 11 milhões exportações

Durante a feira MEDICA, as 17 empresas brasileiras presentes no pavilhão do Brazilian Health Devices, programa resultante da parceria entre a ABIMO e a ApexBrasil fecharam US$ 470 mil em negócios.
Indústria de dispositivos médicos espera gerar aproximadamente US$ 11 milhões exportações

Com foco no mercado internacional, que em 2022 foi responsável pela importação de aproximadamente US$ 200 milhões em produtos do setor, o pavilhão nacional promovido pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve presente na edição de 2023 da feira MEDICA. Considerada a maior do segmento médico-hospitalar do mundo, a feira foi realizada entre os dias 13 e 16 de novembro em Düsseldorf, na Alemanha. Durante os quatro dias, as 17 fabricantes, presentes no pavilhão brasileiro, realizaram mais de 700 contatos e fecharam US$ 470 mil em negócios. A expectativa é que que esse volume atinja quase US$ 11 milhões em contratos ao longo dos próximos 12 meses.

“A feira de 2023 possibilitou contatos bastante estratégicos e uma perspectiva bem positiva de novos negócios ao longo de todo o ano de 2024 para as indústrias. A MEDICA é um evento muito importante dentro do calendário de saúde, reunindo lideranças com alto poder de decisão provenientes de muitos países distintos. Justamente por isso somos presença garantida em Düsseldorf há mais de duas décadas”, pontua Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

 A Loktal, fabricante de acessórios para eletrocirurgia, radiofrequência e outros dispositivos, participa da MEDICA há vinte edições justamente por reconhecer o potencial criado dentro do espaço de exposição. Para Clóvis Garcia, gerente de vendas internacionais, estar no evento é estratégico tanto para empresas já experientes como a Loktal, quanto para as novatas que estão iniciando seus processos de internacionalização.


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“Este ano fomos para a feira já com visitas pré-agendadas, o que foi excelente para a manutenção do nosso relacionamento com clientes residentes tanto dentro quanto fora da Europa. Além de investir nos contatos já estabelecidos, também prospectamos novos mercados. Estar na MEDICA e usufruir dessa importante infraestrutura é essencial”, comenta o executivo.

A Hygia Bio, indústria de biotecnologia voltada ao controle de esterilização hospitalar, esteve pela primeira vez como expositora do evento. “O pavilhão do BHD na MEDICA abre as portas do mercado internacional para empresas que não teriam condições de participar sozinhas”, comenta Cícero Schleder, sócio fundador da marca, que já esteve na feira outras vezes, mas participou, desta edição, pela primeira vez representando a Hygia Bio.

O pavilhão brasileiro também recebeu importantes visitas durante os quatro dias de evento, a exemplo dos representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Estiveram no pavilhão Daniel Pereira, da terceira diretoria; Marcella Abreu, da Gerência de Produtos para Diagnóstico In Vitro; e Felipe Dias, coordenador de Assuntos Internacionais.

Feira teve mais de 83 mil visitantes e 5.372 marcas de 60 países

Entre 13 e 16 de novembro, a feira recebeu cerca de 83 mil visitantes e 5.372 marcas advindas de 60 países, comprovando ser palco ideal para o intercâmbio de conhecimento especializado de alto nível. Por acontecer dentro da Europa, possibilita uma divulgação importante da produção brasileira de saúde, principalmente pelo continente ser o segundo maior em volume de importação de dispositivos brasileiros, perdendo apenas para o americano. “Em 2022 as fabricantes brasileiras de dispositivos médicos exportaram quase US$ 200 milhões para a Europa, sendo que Bélgica, Irlanda e Alemanha foram alguns dos principais destinos”, relembra Larissa.

Porém, mesmo sendo uma feira europeia, a diversidade de nações presentes no evento também merece destaque, já que estar no evento possibilita a iniciação de contatos com países de todos os cantos do mundo. “Cerca de três quartos dos nossos visitantes viajaram do exterior para a Alemanha. Eles vieram de 166 países. Os números demonstram a grande importância da feira para os negócios globais”, diz Christian Grosser, diretor de Saúde e Tecnologias Médicas da Messe Düsseldorf, empresa responsável pela organização do evento.

Em 2024, a feira MEDICA seguirá em Düsseldorf, na Alemanha, e será realizada entre 11 e 14 de novembro.

 



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