Implante de válvulas brônquicas é referência internacional
Tratamento inovador é procurado por pacientes do Brasil e de outros países
O método pioneiro de implante de válvulas brônquicas unidirecionais, realizado pelo Núcleo de Tratamento do Enfisema Pulmonar do Hospital Moinhos de Vento (HMV) tem atraído pacientes de todo o Brasil e também do exterior. O atendimento tem grandes resultados na melhora da qualidade de vida e capacidade de respiração de quem sofre de enfisema pulmonar.
O pneumologista Hugo Goulart de Oliveira explica que o tratamento, realizado desde 2002, já é usado em outros países da América Latina. Atualmente, o Núcleo de Tratamento do Enfisema oferece suporte a pacientes provenientes do Brasil, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Argentina e Venezuela. “Já treinamos mais de 100 médicos em cursos realizados no Hospital Moinhos de Vento e outras instituições”, destacou o especialista.
O médico explica que as válvulas são produzidas em material de nitinol e silicone e, em cada tratamento, são implantadas de duas a três delas. O implante tem um custo em torno de R$ 50 mil a R$ 60 mil e pode ser indicado em cerca de quatro a cada 10 pacientes com enfisema avançado.
A definição sobre a indicação do procedimento é feita com base em avaliação clínica, exames de função pulmonar e na tomografia do tórax. Todo procedimento é realizado com sedação leve a moderada em unidade de endoscopia (semelhante ao procedimento de endoscopia do estômago). Com o planejamento realizado através da broncoscopia virtual prévia, é possível fazer o implante em 30 minutos. A recuperação é rápida necessitando cerca de dois dias.