IAHCS assume gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas
Na tarde de quarta-feira (28) foi realizada a primeira reunião entre a direção do IAHCS e os representantes do HPSC
O Instituto Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) assumiu, em caráter emergencial, a gestão, operacionalização e execução dos serviços no Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antonio Ronchetti (Hospital Pronto Socorro de Canoas/HPSC). O contrato, válido por seis meses, foi assinado no dia 28. O valor mensal do Termo de Colaboração entre o IAHCS e a Administração Municipal é de R$ 8,4 milhões por mês.
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow destacou que a Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde vêm, ao longo de todo o mês de setembro, realizando reuniões periódicas. “O intuito foi de operacionalizar uma transição harmoniosa e pacífica onde, nem os profissionais que trabalham no hospital e nem a população que é atendida no hospital, sofram qualquer interrupção dos serviços em decorrência da troca de gestão”. Ele lembra, ainda, que foram realizadas reuniões na Procuradoria-Geral de Justiça para tratar o tema da transição.
Garantindo a continuidade dos serviços prestados à comunidade
O secretário municipal adjunto da Saúde, Dr. João Goulart, acompanhou as primeiras horas da troca de administração, garantindo a continuidade dos serviços prestados à comunidade. “Desde o início, este processo foi muito tranquilo, e isso resultou tanto na não interrupção dos atendimentos, como na segurança dos colaboradores que atuam no pronto socorro”.
Marcelo Elisio Oliveira, diretor Administrativo do IAHCS, explica que este é um momento muito importante, principalmente se tratando de um hospital de grande porte que atende não só Canoas, mas também outros 150 municípios do Estado. “A condução realizada pelas secretarias Municipal e Estadual da Saúde foi sincronizada e manteve a integridade do hospital. Isso nos dá muita segurança para atuar nesta instituição”. Oliveira ressaltou que a intenção do IAHCS – inclusive reforçada com as secretarias – é a da manutenção de todos os colaboradores que assim desejarem.
PUBLICIDADE
O diretor técnico do HPSC, Dr. Álvaro Fernandes, observa que todo o processo trouxe uma grande tranquilidade para todo o quadro clínico. “O HPSC nunca mais será o mesmo depois desta transição. O IAHCS tem a preocupação de manter os colaboradores e estará, junto conosco, aprendendo e incorporado aos desafios do dia a dia na instituição”, concluiu.
Primeira reunião
Na tarde de quarta-feira (28) foi realizada a primeira reunião entre a direção do IAHCS e os representantes do HPSC. A atividade contou com a presença do secretário adjunto da Saúde de Canoas, Dr. João Goulart, e teve como finalidade a apresentação do Instituto aos corpos clínicos e técnicos, bem como expor como o IAHCS pretende dar continuidade aos serviços no local.
Em nome do IAHCS, o diretor Executivo, Sergio Ruffini, apresentou aos funcionários a equipe que estará à frente da gestão do HPSC, composta pelo diretor Corporativo de Suprimentos, Marco Panzenhagen; do diretor Administrativo, Marcelo Elísio Oliveira, e do Assessor Técnico, Sérgio Machado.
O secretário adjunto da Saúde, João Goulart destacou a história de respeito e competência do HPSC de Canoas. “Apesar de todas as mudanças que aconteceram ao longo dos anos, este continua sendo um grande hospital, referência para muitas cidades do Estado. E isso é graças ao trabalho de todos os funcionários que fazem o dia a dia do pronto socorro. Vocês têm uma bela e longa história dentro deste hospital”.
Goulart agradeceu ainda o trabalho executado pela intervenção Estadual, que cumpriu o seu papel enquanto interventor. “A intervenção Estadual cumpriu o seu papel no processo e agora cabe ao IAHCS manter o atendimento à população canoense com qualidade e dignidade”, concluiu.
PUBLICIDADE
Ruffini reforçou o compromisso assumido de manter a ética e a transparência em todos os processos, sejam eles administrativos ou na relação junto aos colaboradores. “Trabalharemos junto com todos vocês, sem mudar os processos que estão funcionando e ajustando aqueles que podem ser melhorados”, enfatizou.
Representando o Governo do Estado participaram a médica Eleonora Gehlen Walcher e a gestora financeira Suelen Arduin, que atuaram como interventoras do HPSC.
Vistoria
No dia seguinte (quinta-feira, 29), a Administração municipal realizou uma vistoria no Hospital. O objetivo da atividade, segundo a Prefeitura, foi garantir que todos os setores do HPSC estejam funcionando plenamente, sem prejuízos aos usuários.
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, e o secretário Municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, acompanhados de Sergio Ruffini, diretor Executivo do IAHCS, percorreram as diferentes áreas do hospital, comprovando o pleno funcionamento de todos os serviços.
O prefeito destacou que o contrato emergencial foi muito seguro e tranquilo, por dois aspectos fundamentais. “Tivemos o respaldo do Ministério Público e também da Secretaria Estadual de Saúde, que constataram que a Administração Municipal havia tomado todas as providências necessárias e formais, durante o período em que a intervenção acontecia, para a contratação de uma nova instituição para administrar o HPSC. Em função dos obstáculos judiciais que surgiram ao decorrer do trâmite, houve o consenso de que, neste momento, faria-se uma contratação emergencial, até que se conclua a licitação que trará um gestor definitivo”, destacou.
O secretário Ismailow reforçou a tranquilidade no processo de transição, que geralmente é de muito desgaste para todos os envolvidos, e que o serviço entregue pelo IAHCS estão nos moldes que o governo pretende e que, principalmente, a população necessita. “Esse processo foi muito positivo. Foi uma transição pacífica, harmoniosa, com a Secretaria Estadual da Saúde, com o corpo cívico e técnico do hospital, com a intervenção estadual e com as instituições de fiscalização”.
Ismailow observou ainda que o processo emergencial e o definitivo têm o mesmo plano operativo. Desta forma, a empresa que hoje assume, e a que assumirá definitivamente, manterão os mesmos serviços, bem como ficaram dentro do mesmo teto de valores. “Financeiramente tínhamos uma empresa que o contrato era em torno de 8,2 milhões ao mês e hoje estamos contratando a IAHCS, por 8,4 milhões, quase a mesma coisa, mesmo considerando os índices de reajustes do período”, concluiu.
Participaram ainda da vistoria o secretário adjunto da Saúde, Dr. João Goulart, o diretor Técnico do HPSC, Dr. Álvaro Fernandes, a diretora Administrativa do Hospital, Angélica Bellinaso e os representantes do IAHCS, Marco Panzenhagen e Sergio Machado.
Com informações Prefeitura de Canoas. Edição SS.