Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 29 de março de 2022

HSVP participa de evento sobre inovação na saúde pública

Programa Inova RS prevê que o Estado se torne referência em inovação até 2030
HSVP participa de evento sobre inovação na saúde pública

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo foi um dos parceiros da Jornada de Inovação em Saúde realizada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (28), em Passo Fundo (RS). Na sexta edição do evento o tema debatido foi o “Ecossistema regional de inovação na saúde pública: desafios e oportunidades”. O seminário que aconteceu de forma híbrida, com transmissão do Centro de Distribuição das Farmácias São João, teve entre os convidados representantes das regiões Produção e Norte.

Um dos destaques da programação foi a palestra do Diretor Corporativo de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HSVP, Júlio César de Bem, que também mediou a participação remota do convidado especial Dr. Luiz Vicente Rizzo, Diretor Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. Ambos trouxeram contribuições importantes para os agentes públicos e privados sobre as estratégias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para a Saúde.

Recursos financeiros X Disposição das entidades

Em sua manifestação, o Diretor Corporativo de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HSVP contextualizou o Plano de Ação estabelecido pelo MCTI, para o período de 2016 a 2022, e abordou as perspectivas globais do setor. Na opinião de Júlio César de Bem, um dos pontos que merece bastante atenção é o da Pesquisa e da Inovação em Saúde Digital, envolvendo áreas com uso de inteligência artificial e a criação de startups.

“Para colocar em prática os desafios propostos precisamos da movimentação de todos os envolvidos, entre eles, os atores políticos, as agências de fomentos, os hospitais, as universidades, os pesquisadores e os estudantes. O Brasil não é um dos principais países em investimento em relação a P&D e Recursos Humanos, infelizmente, tem muita pesquisa básica e aplicada que precisa ser trabalhada neste momento. Quando digo da necessidade de fazermos investimentos não é só de recursos financeiros que estou falando. É fundamental a disposição de querer fazer das entidades para que aconteça o desenvolvimento do ecossistema regional de inovação na saúde pública. Então, para termos um avanço sustentável e forte, o foco principal precisa ser a pesquisa científica e tecnológica qualificada que traga impactos para a comunidade”, explicou o representante do HSVP. O Hospital São Vicente de Paulo já tem iniciativas que contemplam a área de inteligência artificial, por exemplo, o projeto HSVP Digital, que visa tornar a Instituição 100% Digital até 2024; o uso do NoHarm.ai que otimiza o serviço da farmácia clínica, além da criação de um aplicativo médico.

HSVP participa de evento sobre inovação na saúde pública-

Experiência do Hospital Israelita Albert Einstein 

O Diretor Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa da Instituição, Doutor Luiz Vicente Rizzo, trouxe suas contribuições aos participantes do Inova RS. Rizzo relatou experiências e respondeu a pergunta dos participantes sobre o tema da Inovação e Saúde.

O médico aconselhou conhecer bem a realidade de cada local para que seja possível atingir os objetivos coletivos definidos para a área. “Não podemos abraçar todas as questões, então, a minha sugestão é de que entendam qual a vocação regional. É preciso perguntar para as instituições qual a maior necessidade? Ela será a mola propulsora da inovação. A definição de uma área de concentração é o primeiro passo para o sucesso, a partir disso, mapeiem a inteligência local e usem o que vocês têm de melhor para trabalhar em prol de um desejo comum. Testem isso e depois avaliem a repercussão gerada e a utilidade. Costumamos dizer que não se resolve nada com dinheiro, resolvemos com solução. A solução pode custar dinheiro, mas a primeira coisa é definir qual problema você quer solucionar. Meu conselho é iniciar pelas necessidades e mais tarde evoluir para onde se tem conhecimento, capacidade tecnológica e intelectual. Qualquer coisa envolvendo ciência e inovação depende da ajuda da coletividade. Se vocês tiverem a definição das prioridades, virão os parceiros interessados no desenvolvimento do ecossistema regional de inovação na saúde pública”, destacou o palestrante do Hospital Israelita Albert Einstein.

Programa Inova RS 

O programa do Governo prevê que o Rio Grande do Sul seja referência em inovação até 2030. Por este motivo, o Estado foi dividido em oito regiões, entre elas a Região da Produção e Norte, com a missão de ser reconhecida nas tecnologias voltadas para o agronegócio e tecnologias voltadas para a saúde. A partir disso, vários grupos de trabalho construíram projetos que vão receber recursos através do Edital Inova RS. A gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Inova RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Barbára Fritzen, avaliou positivamente a Jornada realizada em Passo Fundo. “A saúde pública é hoje uma grande preocupação de todos os municípios, então buscamos instigar essa construção inteligente para estruturar os projetos da área e envolver cada cidadão no processo de debate. Agradecemos ao Hospital São Vicente de Paulo pelo apoio, pois não podemos falar em ecossistema de inovação na saúde pública sem trazer para junto de nós um principais cases da região”, disse a organizadora do seminário.

Com informações e fotos HSVP. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM