HSVP de Passo Fundo anuncia tecnologia inédita na América Latina
Uma das mais avançadas tecnologias em radioterapia do mundo, o conjunto formado pelo acelerador linear Versa HD (Elekta) integrado ao sistema ExacTrac Dynamic (Brainlab), estará disponível no Hospital de Passo Fundo.
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, encerrou com chave de ouro sua participação na Feitech (Feira de Tecnologia Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo, realizada de 23 a 25 de outubro, no Rio Grande do Sul, Brasil) com o pré-lançamento de uma das mais avançadas tecnologias em radioterapia do mundo: o conjunto formado pelo acelerador linear Versa HD (Elekta) integrado ao sistema ExacTrac Dynamic (Brainlab).
Conforme o HSVP, o equipamento é o único com essa configuração em toda a América Latina e, em breve, estará disponível no Serviço de Radioterapia do HSVP para o tratamento de pacientes com doenças oncológicas e neurológicas. A apresentação foi conduzida pelo médico radioterapeuta César Augusto da Silva, pelo físico médico Bruno Tonetto, pelo neurocirurgião Alex Roman, pelo diretor da Elekta Julio Cezar Paes de Lima e pelo diretor da Brainlab Brasil, Marcel Rodrigues da Silva, que veio diretamente da Alemanha especialmente para o evento.
O novo acelerador linear alia alta precisão, agilidade e segurança, possibilitando aplicações milimétricas por meio da Dosimetria In Vivo, tecnologia que monitora em tempo real a dose de radiação administrada, garantindo maior proteção aos tecidos saudáveis. Outro destaque é a Mesa Hexapod 6D, que permite ajustes extremamente precisos no posicionamento do paciente, ampliando a eficácia e o conforto durante o tratamento. Além do pré-lançamento do equipamento, foi anunciada a realização, em Passo Fundo, de um curso internacionalmente reconhecido na área.
Equipamento estará disponível para todos os públicos
O médico radioterapeuta César Augusto da Silva, um dos responsáveis pela implantação do Serviço de Radioterapia no HSVP em 2005, destacou o salto tecnológico que o novo equipamento representa. “Estamos diante do que há de mais avançado no mundo. Essa tecnologia chega para cuidar do nosso bem mais precioso: as pessoas. Com o acelerador da Elekta e o sistema da Brainlab, oferecemos um tratamento de última geração, com ainda mais precisão, segurança e conforto ao paciente.”
O neurocirurgião Alex Roman complementa, destacando o impacto também para além da oncologia. “Estamos muito felizes, porque esse é um novo marco. O que conseguimos fazer hoje será feito com ainda mais precisão com essa tecnologia, não apenas no tratamento de tumores cerebrais, mas também em doenças funcionais, como Parkinson, tremor essencial e condições de dor, como a neuralgia do trigêmeo. É uma nova modalidade que ampliará significativamente os benefícios aos pacientes.”
Já o físico médico Bruno Tonetto ressalta o alcance da inovação, inédita na América Latina. “Adquirido com recursos do Ministério da Saúde, o novo acelerador linear estará disponível para todos os públicos: pacientes do SUS, particulares, de Passo Fundo, da região e até de outros estados. Como essa tecnologia é única nessa configuração no continente, a expectativa é que também atraia pacientes de fora. A liberação final depende de um órgão federal, mas estimamos iniciar os primeiros tratamentos oncológicos em até 30 dias. Já os protocolos mais complexos, como os voltados a doenças neurodegenerativas, devem começar em 2026.”
Aquisição é celebrada e parceiros anunciam curso
O diretor da Brainlab para a América do Sul, Marcel Rodrigues da Silva, destacou o pioneirismo do HSVP na adoção de tecnologia avançada em radioterapia. “A combinação do acelerador linear da Elekta com o sistema ExacTrac Dynamic oferece uma precisão inédita no país e logo ajudará a tratar pacientes com mais eficácia. Diante desse avanço, decidimos anunciar também a realização de um curso mundialmente reconhecido na nossa área de atuação. Normalmente, ele acontece apenas em Munique e em Chicago, mas recentemente conseguimos trazer essa oportunidade para o Brasil. Nosso desejo é realizar o curso no Hospital São Vicente de Paulo, promovendo o serviço, os profissionais e os tratamentos de excelência oferecidos aqui.”
O diretor da Elekta, Julio Cezar Paes de Lima, destacou o caráter inovador da apresentação na Feitech. “Considero esse anúncio um marco para a radioterapia no Brasil. A iniciativa do Hospital São Vicente de levar alta tecnologia para uma feira de tecnologia aberta ao público é algo disruptivo, até mesmo dentro da área médica. Em congressos especializados, como os de radioterapia e oncologia, essa tecnologia já é conhecida. Mas trazê-la para um evento amplo, voltado à inovação em geral, é algo novo e extremamente relevante. Muitas pessoas nem sabem que esse tipo de tratamento está disponível aqui. Mostrar isso ao público é uma iniciativa extraordinária.”
O superintendente executivo do HSVP, Ilário de David, acompanhou o painel e celebrou o avanço no parque tecnológico da Radioterapia. “É emocionante ver o quanto nossa equipe médica e técnica está engajada e apaixonada por essa inovação que agora faz parte de Passo Fundo. Fico igualmente feliz ao perceber o entusiasmo das empresas Elekta Brainlab, que enxergam aqui, no sul do Brasil, uma vitrine para uma tecnologia presente apenas em grandes centros da Europa e dos Estados Unidos. Sem dúvida, isso eleva a nossa credibilidade e o orgulho de todos que fazem parte do hospital.”