Gestão e Qualidade | 17 de fevereiro de 2020

Hospital Virvi Ramos conquista certificação ONA Nível 3 de Excelência em Acreditação Hospitalar

Instituição é a única da região a possuir certificações ONA e ISO 9001 simultaneamente.
Hospital Virvi Ramos conquista certificação ONA Nível 3 de Excelência em Acreditação Hospitalar

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, recebeu recentemente a certificação Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 3 – selo ouro (nível máximo), que referenda qualificação de Excelência em Gestão (Acreditado com Excelência) para a instituição hospitalar.

A certificação ONA atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. A ONA tem por finalidade auxiliar na melhoria da qualidade na assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de qualidade.

São mais de 6702 hospitais em todo o país e apenas 177 Instituições possuem certificação de excelência em saúde (Nível 3) o que representa que o Hospital Virvi Ramos faz parte de um grupo seleto de 2,64% dos hospitais do Brasil que possuem excelência em gestão, gerando um ambiente mais seguro e com assertividade nos resultados. No Estado, dos mais de 350 hospitais existentes, apenas 22 possuem ONA, sendo que somente seis, incluindo-se o Virvi Ramos, são certificados com o nível máximo.

Amadurecimento da cultura organizacional e melhoria de processos

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, destaca que a certificação é fruto do amadurecimento da cultura organizacional, já que a instituição trabalha voltada para a qualidade há mais de 15 anos. Os investimentos na estrutura física e em tecnologia também foram impulsionados para obter a certificação. A acreditação agrega valor para o Hospital, colaboradores e principalmente pacientes, proporcionando o uso de ferramentas que fazem parte da gestão estratégica.

Cleciane Simsen

Cleciane Simsen

xxx


“São melhorias no desempenho de processos através de indicadores, protocolos médicos baseados em evidências, gestão de risco altamente controlada com planos de contingência, análises da matriz Swot, avaliação de satisfação de pacientes, corpo clínico e operadoras, entre outras iniciativas que abrem o caminho para a excelência”, salienta Cleciane Simsen.


A diretora aponta ainda o engajamento da equipe como um diferencial para a conquista: “A certificação ONA de Excelência é reflexo do trabalho de toda a equipe e endossa a qualidade dos serviços do Virvi Ramos em todos os seus processos, criando assim um ambiente de qualidade e segurança para pacientes, familiares e funcionários. O investimento rumo à acreditação foi considerável e é feito até hoje através de melhorias constantes na estrutura física, no parque tecnológico e em capacitações. ”

Os ganhos reais para os hospitais que possuem acreditação hospitalar, são os de qualidade no atendimento, segurança, melhor utilização dos recursos físicos e do capital humano, e isso pode ser demonstrado para o paciente, fazendo com que ele se sinta mais confiante em utilizar os serviços de uma instituição que possui um selo de qualidade que visa a melhoria continua de seus processos.

Virvi_Acreditado_Ona

O reconhecimento financeiro também é importante já que a Agência Nacional de Saúde (ANS) através da RN 436 (Fator de Qualidade), trouxe a obrigação de estabelecer um índice de reajuste para prestadores certificados, incluindo a questão da qualidade dos serviços na formação da rede de atendimento ao consumidor e estimulando assim o debate sobre sua importância.

Busca pela qualidade

Consultora de Qualidade do Hospital Virvi Ramos, Katiúcia Griboski Rizzotto reitera que a busca pela qualidade é uma característica marcante da instituição: “O hospital sempre teve em seu DNA o compromisso com a qualidade, sendo reconhecido por programas de PGQP, ISO 9001 e agora Acreditação Hospitalar de excelência, reforçando seu compromisso em cuidar da saúde do cliente. A conquista da ONA demonstra uma grande maturidade hospitalar, fruto do auxílio que a norma ISO 9001 trouxe para a instituição nesse processo. ”

A conquista da certificação ONA foi conferida pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas). Conforme a instituição hospitalar, o Hospital Virvi Ramos é o único da região a possuir certificação ONA e ISO 9001 simultaneamente.

Além da ONA nível 3 que é voltada para a qualidade dos serviços de assistência à saúde, recebida em janeiro, a instituição possui certificação ISO 9001 desde 2007, que tem enfoque na padronização dos sistemas de gestão. Em dezembro de 2019, o Virvi Ramos foi recertificado pela ISO 9001:2015, norma mais atualizada. Tanto a certificação ONA como a ISO 9001 são válidas por 3 anos.

 

VEJA TAMBÉM

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência