Geral | 13 de março de 2013

Hospital Universitário de Canoas é referência estadual do método Canguru

Instituição do Sistema Mãe de Deus foi reconhecida pelo trabalho realizado com bebês prematuros
Sistema_de_Saude_Mae_de_Deus

O Hospital Universitário de Canoas, que pertence ao Sistema de Saúde Mãe de Deus, recebeu no último dia 7 o Certificado Referência Estadual do Método Canguru. A certificação atesta o reconhecimento da qualidade com que a equipe do hospital vem desenvolvendo a assistência humanizada na maternidade e que traz como resultados menor tempo de internação dos bebês, ganho de peso mais rápido, menor índice de infecção e maior índice de aleitamento materno.

A maternidade do Hospital Universitário é a 27a instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência para o método Canguru no país. A solenidade de entrega contou com a presença de Ivana Drummond Cordeiro, representando o Ministério da Saúde, que fez a entrega do certificado ao Dr. Paulo Nader, responsável técnico da UTI Neonatal

Por mês, o Hospital realiza cerca de 300 partos por mês, sendo que 10% são casos para neonatal.  A assistência é centrada no bebê e na família e os pais têm acesso  à UTI neonatal 24 horas. Os pais são estimulados  a estabelecer o contato pele a pele  com seu filho, de forma gradual e crescente.  Trabalha-se fortemente o estímulo à amamentação e a participação dos pais nos cuidados do bebê.

O Hospital Universitário tem uma equipe multiprofissional  com médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais  capacitada para atender aos recém-nascidos  prematuros internados na UTI neonatal pelo método. O Hospital Universitário pratica, desde a sua fundação, o Método Canguru do Ministério da Saúde de Atenção Humanizada.

VEJA TAMBÉM