Hospital Universitário de Canoas é referência estadual do método Canguru
Instituição do Sistema Mãe de Deus foi reconhecida pelo trabalho realizado com bebês prematurosO Hospital Universitário de Canoas, que pertence ao Sistema de Saúde Mãe de Deus, recebeu no último dia 7 o Certificado Referência Estadual do Método Canguru. A certificação atesta o reconhecimento da qualidade com que a equipe do hospital vem desenvolvendo a assistência humanizada na maternidade e que traz como resultados menor tempo de internação dos bebês, ganho de peso mais rápido, menor índice de infecção e maior índice de aleitamento materno.
A maternidade do Hospital Universitário é a 27a instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência para o método Canguru no país. A solenidade de entrega contou com a presença de Ivana Drummond Cordeiro, representando o Ministério da Saúde, que fez a entrega do certificado ao Dr. Paulo Nader, responsável técnico da UTI Neonatal
Por mês, o Hospital realiza cerca de 300 partos por mês, sendo que 10% são casos para neonatal. A assistência é centrada no bebê e na família e os pais têm acesso à UTI neonatal 24 horas. Os pais são estimulados a estabelecer o contato pele a pele com seu filho, de forma gradual e crescente. Trabalha-se fortemente o estímulo à amamentação e a participação dos pais nos cuidados do bebê.
O Hospital Universitário tem uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais capacitada para atender aos recém-nascidos prematuros internados na UTI neonatal pelo método. O Hospital Universitário pratica, desde a sua fundação, o Método Canguru do Ministério da Saúde de Atenção Humanizada.