Gestão e Qualidade | 30 de março de 2022

Hospital Universitário de Canoas apresenta plano de gestão aos coordenadores médicos

O diretor geral Daniel Souto Silveira apresentou os quatro pilares básicos a serem trabalhados
Hospital Universitário de Canoas apresenta plano de gestão aos coordenadores médicos

Os coordenadores médicos do Hospital Universitário (HU), em Canoas (RS), participaram, na manhã de terça-feira (29), da explanação do plano de gestão construído pela Diretoria Técnica do HU. A médica Raquel Almeida (foto principal), diretora da área, apresentou o organograma da instituição em consolidação, a criação de um comitê gestor, formado por vários médicos do HU e como será a metodologia de trabalho. O objetivo é o engajamento dos profissionais, trazendo suas experiências para o melhor atendimento ao paciente e o crescimento da instituição.

De acordo com o diretor geral, Daniel Souto Silveira, os quatro pilares básicos são: atingir a excelência no atendimento dos pacientes e dos médicos; melhorar a infraestrutura; planejar o HU para os próximos cinco anos; e obter equilíbrio financeiro.

Já o diretor de operações, Rafael Borges dos Santos, falou sobre o plano de ação que visa agilizar as demandas diárias, dando mais resolutividade ao HU.

O CEO da Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM), gestora que assumiu o gerenciamento, a operacionalização e a execução dos serviços de saúde do Hospital, médico e professor Ruy Muniz (foto abaixo) aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança dos colaboradores do HU. “Manter o serviço é considerado normal, mas demanda muito esforço de todos. E conseguimos. Nestes dois meses não houve interrupção do atendimento à população”, reforçou.

HU canoas funam

Ruy fez questão de frisar o quanto a estrutura física do HU é boa e como o Rio Grande do Sul é referência em profissionais e em atendimentos médicos. “A FUNAM é muito boa em gestão. Temos hoje, no Brasil, presença em 22 estados, 12 mil colaboradores e 65 mil alunos. Nosso modelo de gestão é horizontal”, destacou.

Confira as principais ações tomadas nesses dois meses

Impacto direto na comunidade

  • Adequações das áreas físicas – reforma 10º andar

  • Abertura de novos ambulatórios, resultando em um crescimento de 23% no número de atendimentos. Totalizando mais 3.840 consultas ao mês.

  • Adequação da sala de hemodinâmica

  • Suspensão de contrato com terceiros para produção de alimentação para pacientes, funcionários e acompanhantes, passando para a autogestão

  • Realização de pesquisa de satisfação com os clientes com uso da metodologia NPS

  • Definição de especialidades  estratégicas para atender as necessidades médicas da comunidade

  • Parceria técnico-científica com o Hospital Mãe de Deus

  • Criação e implantação da linha de cuidado da Ortopedia

  • Andamento e montagem do Banco de Leite

  • Parceria com a Fundação de Saúde para treinamento de funcionários das UBS, com parceria com a Ulbra

  • Revisão de contratos com empresas de equipamentos, qualificando o parque tecnológico

Impacto nos colaboradores e, por consequência, no atendimento final aos pacientes

  • Treinamento continuado

  • Adequação para os funcionários – 6º andar  e quartos para plantonistas

  • Realização nos próximos dias de pesquisa de clima organizacional junto aos colaboradores

  • Definição das coordenadorias médicas e de especialidades

  • Adequação da sala de descanso dos funcionários

Reforço nas relações institucionais

  • Reaproximação com a Ulbra

  • Reabertura de salas de aula para alunos de Medicina da Ulbra

Com informações e fotos Assessoria de Comunicação Hospital Universitário (HU) – FUNAM. Edição SS. 

 



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