Hospital São Lucas da PUCRS reinaugura espaço do Ambulatório SUS
Afetado por temporal em janeiro de 2024, Ambulatório seguiu operando em outros locais do HSL durante as obras.
O Ambulatório SUS do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL PUCRS) foi reaberto nesta sexta-feira. A entrega representa superação, renovação e o compromisso da instituição de ensino e filantrópica com a Saúde Pública. A área situada no terceiro pavimento do Hospital passou por uma ampla reforma após ser afetada pelos fortes temporais que atingiram Porto Alegre em janeiro de 2024. O impacto ocasionou a perda total de móveis e equipamentos, além de avarias à estrutura física. Durante o período de obras, os profissionais se reorganizaram em outros espaços do Hospital para garantir a continuidade do atendimento qualificado à população. Em 2024, a Instituição realizou mais de 1 milhão de diagnósticos, terapias e tratamentos pelo SUS.
Mensalmente, o Ambulatório SUS realiza cerca de 8 mil atendimentos nas seguintes especialidades: Endocrinologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Dermatologia, Nefrologia, Psiquiatria, Urologia, Proctologia e Geriatria, Pneumologia, Cirurgia Torácica, Infectologia, Fisiatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Vascular, Ginecologia e Mastologia.
Na solenidade de reabertura do Ambulatório SUS, a Pró-Reitora de Saúde da PUCRS, Andrea Bandeira (foto abaixo), pontuou que o atendimento pelo SUS no Ambulatório é realizado com excelência técnica, humanização e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de futuros profissionais comprometidos com a saúde da população, como residentes médicos e multiprofissionais e estudantes de graduação da área da saúde.
˜É uma troca que qualifica o processo de aprendizagem e oportuniza o crescimento mútuo, buscando a promoção da saúde, prevenção de agravos e a reabilitação a partir de uma prática colaborativa por meio da interação entre as diferentes especialidades, garantido a integralidade do cuidado e a segurança dos pacientes”, destacou Bandeira.
O diretor geral do HSL PUCRS, Oswaldo Balparda (foto abaixo), afirmou que a retomada do funcionamento pleno do local representa mais que a conclusão de uma obra. “Essa entrega simboliza o compromisso do Hospital com a população e a continuidade de uma trajetória comprometida com a Saúde há quase 50 anos. É mais um passo firme na missão desta instituição filantrópica que a partir da integração entre assistência, ensino e pesquisa é uma referência para o Rio Grande do Sul”, concluiu.
Também esteve presente o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter (foto abaixo), que parabenizou o esforço do HSL em manter os atendimentos.
“Mesmo com os impactos do temporal de janeiro, os atendimentos não pararam por um só dia, graças ao empenho das equipes. Agora, com a reestruturação do espaço, a oferta de consultas volta a ocorrer em um ambiente mais adequado, acolhedor e multidisciplinar, reunindo profissionais e residentes de diversas áreas da saúde em benefício da população”, finalizou Ritter.
Investimento para a comunidade
O novo espaço foi planejado para proporcionar mais conforto, acessibilidade e segurança aos pacientes. Ao todo, foram investidos nas obras civis, climatização e estrutura, R$ 3,2 milhões. O Hospital investiu de seu caixa direto o total de R$ 2,6 milhões e contou com o apoio da Central do Dízimo para mobiliários e equipamentos. Antes das obras, ainda durante o período de contenção dos estragos, a Instituição contou ainda com doação do Troco Amigo da Panvel e de outros benfeitores.
Giordano Toldo (FOTOS)