Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 26 de janeiro de 2026

Hospital São Lucas da PUCRS realiza primeira cirurgia robótica de sua história

No ano em que celebra 50 anos, hospital universitário integra tecnologia, ensino e cuidado em um procedimento realizado para paciente SUS.
Hospital São Lucas da PUCRS realiza primeira cirurgia robótica de sua história

O Hospital São Lucas da PUCRS realizou, nesta segunda-feira (26/1), a primeira cirurgia robótica de sua história, inaugurando uma nova etapa em sua trajetória como hospital universitário e marcando simbolicamente o início das comemorações de seus 50 anos de atuação, celebrados neste ano. O procedimento inaugural foi realizado pela cirurgiã torácica Dra. Maria Teresa Tsukazan em um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), uma escolha institucional que expressa o compromisso do Hospital com o acesso qualificado à inovação, à tecnologia e ao cuidado de alta complexidade também no âmbito da saúde pública.



A primeira cirurgia robótica foi uma cirurgia torácica pulmonar, especialidade estratégica para o Hospital São Lucas da PUCRS, e marca o início do Programa de Cirurgia Robótica, concebido para integrar tecnologia de alta precisão, segurança assistencial e formação médica. A plataforma adotada pela Instituição é o robô Versius, da CMR. A inauguração oficial do Programa de Cirurgia Robótica será no dia 25 de março durante a aula inaugural para os estudantes das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.


banner-iahcs-ss


Inovação que nasce integrada ao ensino

Ao longo de cinco décadas, o Hospital São Lucas da PUCRS consolidou-se como um espaço de pioneirismo na formação de profissionais da saúde, aliando assistência qualificada, ensino universitário e pesquisa. Essa vocação é fortalecida pelo vínculo direto com o curso de Medicina da PUCRS, reconhecido como o melhor curso de Medicina do País entre universidades privadas e que tem nota máxima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED).


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


Segundo o diretor-geral do Hospital, Evandro Luis Moraes, a implantação da cirurgia robótica reforça esse compromisso histórico com a excelência acadêmica. Desde sua concepção, o programa foi estruturado de forma integrada ao ensino médico, conectando assistência, graduação, residência e educação continuada. Ele explica que a realização da primeira cirurgia robótica ocorre em articulação com atividades acadêmicas, simbolizando o compromisso institucional com a formação de cirurgiões preparados para uma medicina cada vez mais tecnológica, sem perder de vista o cuidado humano.

cirurgia robotica

“Iniciar o programa de cirurgia robótica no ano em que celebramos 50 anos é profundamente simbólico. Representa a capacidade do Hospital São Lucas da PUCRS de honrar sua história como instituição formadora de cirurgiões e, ao mesmo tempo, seguir inovando com responsabilidade, visão e compromisso social. Aqui temos sempre o futuro em movimento”, destaca Evandro Luis Moraes, diretor geral da Instituição.

cirurgia robotica versius CMR

Tecnologia a serviço do cuidado e da segurança

A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva realizada com o auxílio de um sistema de alta precisão, totalmente controlado pelo cirurgião. A tecnologia do robô Versius amplia a capacidade técnica do médico, oferecendo maior precisão, estabilidade e visualização do campo operatório, sem substituir o julgamento clínico, a experiência e a responsabilidade profissional.

VERSIUS CMR

“A cirurgia robótica qualifica ainda mais a prática cirúrgica, amplia as possibilidades de ensino e fortalece os padrões de segurança do paciente, que sempre foram centrais na atuação do hospital”, ressalta o Dr. Fabiano Ramos, diretor Médico.

Um ecossistema de Saúde entre os maiores do Brasil

O início do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Lucas da PUCRS é resultado direto da força e da maturidade do ecossistema de Saúde da PUCRS, um dos maiores e mais completos do Brasil. Estruturado de forma integrada, o ecossistema reúne hospital universitário, Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida, institutos e centro de pesquisa clínica, núcleos de inovação, ambientes de empreendedorismo, formação continuada e produção científica, articulando ensino, assistência, pesquisa e inovação em um mesmo território.

“Essa configuração singular permite que avanços tecnológicos, como a cirurgia robótica, sejam incorporados de forma responsável, sustentável e com impacto sistêmico, qualificando simultaneamente o cuidado ao paciente, a formação de estudantes e residentes, o desenvolvimento científico e a geração de conhecimento aplicado à saúde. Trata-se de um ambiente que não apenas adota tecnologia, mas a transforma em valor acadêmico, assistencial e social”, destaca a pró-reitora de Saúde da PUCRS, Andrea Bandeira.

Segundo ela, o movimento expressa a potência do ecossistema PUCRS Saúde. “É um ecossistema vivo, capaz de integrar diferentes saberes, estruturas e pessoas em torno de um propósito comum: formar profissionais qualificados, produzir conhecimento relevante e oferecer cuidado de excelência à sociedade”, afirma.

 

VEJA TAMBÉM