Hospital Pronto Socorro de Canoas reabre após quase cinco meses da enchente
Hospital retoma atendimento ambulatorial de baixa e média complexidade.O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) reabriu nesta última segunda-feira (30), após quase cinco meses fechado devido aos estragos causados pela enchente de maio. As consultas e procedimentos ambulatoriais de baixa e média complexidade foram retomados, trazendo alívio para a população local.
Os atendimentos envolvem condições em que não há risco iminente à vida do paciente, mas que ainda requerem cuidados médicos, como tratamentos de pequenas lesões, controle de doenças crônicas e exames de rotina.
O HPSC, que foi evacuado nos dias 4 e 5 de maio, viu suas instalações do primeiro pavimento invadidas pelas águas do Rio dos Sinos, obrigando o resgate dos pacientes por helicópteros e embarcações. Hoje, com a estrutura renovada e novos equipamentos, o hospital volta a ser um ponto de referência para a saúde da cidade.
Segundo o diretor administrativo do HPSC, Marcelo Elísio (foto acima), o hospital passou por um intenso processo de recuperação, que incluiu limpeza, pintura e a aquisição de novos equipamentos, com apoio de doações de instituições privadas e investimentos do governo federal e estadual.
“A reabertura parcial de hoje é um marco importante para a retomada total, prevista para 17 de dezembro”, declarou. “Os próximos dias serão decisivos para reestabelecermos a estrutura e o atendimento completo à população”, disse o diretor administrativo do Hospital.
Elísio destacou também a importância de o hospital, localizado no bairro Mathias Velho, um dos mais afetados pela enchente, retomar suas atividades. “O impacto do que aconteceu foi enorme, e a reabertura do hospital é sinônimo de acolhimento à população”, concluiu.