Hospital Moinhos promove ação para diagnóstico de sífilis neste final de semana
Unidade móvel com equipes do Projeto SIM estará na Usina do Gasômetro (Porto Alegre), das 9h às 17h, sábado e domingoCom o propósito de identificar os principais fatores associados ao aumento de casos da sífilis, o Hospital Moinhos de Vento realiza nova ação do Projeto SIM, nos dias 27 e 28 de novembro, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS). A unidade móvel onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico de sífilis, HIV e hepatite funcionará das 9h às 17h.
Quem aceitar participar do projeto recebe o resultado na hora — e os que testam positivo para sífilis são incluídos no protocolo e encaminhados para monitoramento e tratamento, recebendo já a primeira dose da medicação no local.
A pesquisa, realizada em parceria com o Ministério da Saúde através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), está fazendo a coleta de informações baseadas em dois enfoques: diagnóstico e monitoramento do tratamento. Na primeira etapa, o objetivo é estimar a proporção de casos não diagnosticados na população e avaliar estratégias para ampliação dos exames. Na etapa de monitoramento, o foco é identificar lacunas no tratamento usual no SUS e avaliar a efetividade de diferentes estratégias de enfrentamento da doença.
Nos dias 11 e 12 de dezembro, a coleta se repete na Usina do Gasômetro, no mesmo horário. A capital gaúcha possui uma das maiores taxas de detecção de sífilis do Brasil — 166 contaminados para cada grupo de 100 mil habitantes — e os maiores índices de sífilis congênita no país.
Tecnologia aliada contra a sífilis
Além da estrutura da unidade móvel, o projeto SIM conta com uma novidade tecnológica para aumentar a adesão ao tratamento: um aplicativo de celular com informações essenciais sobre o paciente e esclarecimentos das principais dúvidas sobre a doença. Assim, foi possível dividir os pacientes com resultado positivo em três grupos de acompanhamento: pelo aplicativo de celular, por contato telefônico e pelo protocolo atual, que é a indicação do tratamento com orientação de retorno para novas doses de medicação e monitoramento nas unidades de saúde.
O aplicativo SIM! pode ser baixado na Google Play Store. Em breve também estará disponível para download no sistema iOS.