Hospital Moinhos de Vento é reconhecido como instituição de saúde mais inovadora do Sul do Brasil
"Avançamos com projetos em saúde digital, inteligência artificial e suporte à decisão clínica — sempre com foco na transformação concreta da saúde. Inovar, para nós, é gerar valor para quem mais importa: as pessoas”, destaca Melina Moraes Schuch, superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento.
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), foi eleito a melhor instituição de saúde do Sul do Brasil no Prêmio Campeãs da Inovação 2025, concedido pelo Grupo Amanhã, em parceria com a IXL-Center, de Cambridge (Estados Unidos). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (24) no Auditório da Hotmilk – Ecossistema de Inovação da PUCPR, em Curitiba.
Além da liderança no segmento da saúde, o hospital alcançou a 17ª posição no ranking geral das empresas mais inovadoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — sendo o terceiro ano consecutivo entre as reconhecidas. “Nosso Centro de Inovação é uma força propulsora da transformação no Hospital Moinhos de Vento. Ele conecta startups, pesquisadores e profissionais em torno de soluções que aprimoram o cuidado, aumentam a eficiência e elevam a experiência do paciente. Avançamos com projetos em saúde digital, inteligência artificial e suporte à decisão clínica — sempre com foco na transformação concreta da saúde. Inovar, para nós, é gerar valor para quem mais importa: as pessoas”, destaca Melina Moraes Schuch, superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento.
Premiação
Ao todo, 80 empresas foram reconhecidas como as Campeãs da Inovação 2025 do Sul do Brasil. Realizado há mais de 20 anos, o prêmio foi pioneiro no país e ajuda a difundir a cultura da inovação nas companhias sediadas nos três estados da região Sul.
Para selecionar as empresas mais inovadoras, o Grupo Amanhã utiliza o Innovation Management Index, metodologia desenvolvida pelo Global Innovation Management Institute (Gimi), que envolve executivos, acadêmicos e especialistas de diversos países.
Hub de Inovação e aposta em tecnologia
O Hospital Moinhos de Vento conta com um hub de inovação e tem investido em iniciativas, como o Centro de Inovação Atrion. Inaugurado em 2021, o Atrion se conecta a uma rede de mais de 600 startups de todo o Brasil e mais de 100 mentores. Além disso, a instituição adota constantemente novos procedimentos e serviços com foco em tecnologia para ganhar tempo e entregar mais qualidade e segurança para os pacientes.
O Atrion conduziu iniciativas como os óculos de Realidade Virtual na pediatria, que utiliza cenários imersivos para reduzir o estresse em crianças e aumentar a assertividade em procedimentos como punção venosa, e o Projeto de Relacionamento Médico, desenvolvido em parceria com a startup Rubeus, que digitalizou e otimizou processos relacionados ao Corpo Clínico. Além disso, o centro de inovação liderou ações de inovação aberta, promovendo Provas de Conceito (POCS) para soluções voltadas à pesquisa clínica e sistemas do bloco cirúrgico.
Com um dos parques robóticos mais diversificados da América Latina, o Hospital dispõe de seis robôs, incluindo o Da Vinci, Versius e o Mako SmartRobotics™, este último especializado em cirurgias ortopédicas. Desde 2018, quando foi implantado o núcleo de cirurgia robótica, já foram realizados mais de 3 mil procedimentos em áreas como Urologia, Cirurgia Geral, Torácica, Coloproctologia, Ginecologia e Neurologia, com ganhos em precisão, segurança e tempo de recuperação.
A Instituição ainda ampliou sua atuação em medicina de precisão, com destaque para a aquisição do Robô ROSA Hip, utilizado em cirurgias ortopédicas. Em 2024, inaugurou a sala robótica Brainlab, primeira da América Latina e quinta do mundo. O espaço — um investimento de R$ 4,9 milhões — reúne tecnologias avançadas para cirurgias de alta complexidade. Ali, foi realizada a primeira cirurgia do Estado para implantação de eletrodo cerebral em paciente com Parkinson.