Estatísticas e Análises | 21 de junho de 2019

Hospital Moinhos de Vento apresenta novidades e resultados sobre alta complexidade em obstetrícia

Edição do mês de junho do Grand Round
Hospital Moinhos de Vento apresenta novidades e resultados sobre alta complexidade em obstetrícia

Voltado para a comunidade e corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, o Grand Round do mês de junho teve como tema a Alta Complexidade em Obstetrícia. Realizado nesta terça-feira (18), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, na própria instituição, o evento mensal apresentou novidades, números e resultados na área.

Na abertura, o chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Moinhos, Dr. Marcos Wengrover Rosa, destacou a importância de criação de um polo voltado para a complexidade do atendimento à gestante de alto risco e das patologias hoje diagnosticadas e tratadas intraútero. “O hospital define assim a linha completa de cuidados à mãe e a criança de alto risco, contando com o suporte da Emergência Obstétrica e UTI neonatal. Somos também uma referência em acolhimento e dedicação de toda equipe multiprofissional, que gera ótimos resultados assistenciais”, apontou Rosa.

O evento teve dois palestrantes. O primeiro foi o Dr. Felipe Bassols, que fez um apanhado histórico da medicina fetal e apresentou estudos e informações atuais, como a cirurgia de correção de defeitos congênitos intraútero, tais como espinha bífida e transfusão intraútero para gestação gemelar. Ele reforçou, ainda, a relevância do debate. “É muito importante que os diferentes setores do hospital tenham conhecimento do que se faz hoje na área da medicina fetal. O Grand Round oportuniza isso”, declarou Bassols.

Na sequência, a Dra. Janete Vettorazzi abordou aspectos da gestação de alto risco, sua prevalência e fatores de risco. Ela salientou que mais de 40% dos partos hoje realizados no Hospital Moinhos de Vento são de gestantes de alto risco. “Dentre os principais fatores estão: mulheres acima de 35 anos, hipertensas, obesas e diabéticas”, explicou Janete.

Felipe Bassols, Marcos Wengrover e Janete Vettorazzi

Felipe Bassols, Marcos Wengrover e Janete Vettorazzi

 

O superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi, falou sobre os desafios para o futuro. “ Nosso corpo clínico já possui alguns dos melhores profissionais de Porto Alegre e do Estado. O setor de enfermagem também realiza um trabalho de excelência. A tendência é termos um hospital cada vez mais capacitado para atender pacientes complexos e gestações de alto risco, com toda linha de cuidado materno-infantil necessária. O hospital em breve também irá inaugurar o Núcleo de Genética e Fertilização, voltado para mulheres com dificuldade de engravidar, incluindo pacientes submetidas a tratamento oncológico prévio. Queremos ser um centro de referência do Sul do Brasil voltado para as mulheres. Este Grand Round também serviu para mostrar o que já está sendo feito”, concluiu Nasi.

Superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi

Superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi

 

Também estiveram presentes no evento a superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Vania Röhsig, e o superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social, Luciano Hammes.

 

Crédito fotos: Leonardo Lenskij

VEJA TAMBÉM