Hospital Moinhos de Vento amplia módulos de capacitação gratuita sobre autismo
Destinada a profissionais de saúde, atualização visa preparar quanto à identificação e intervenção precoce da doença.
Com o intuito de preparar profissionais para a identificação e intervenção precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Hospital Moinhos de Vento promove a capacitação sobre identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista. Voltada a profissionais de atenção primária em saúde (APS) e da rede especializada em saúde mental, além de profissionais da educação e do serviço social, atualmente o projeto está com 10 módulos em oferta de atividades gratuitas. Ao total serão cem horas de capacitação EAD autoinstrucional. O acesso pode ser feito no site do hospital. Os módulos estarão disponíveis até 31 de dezembro deste ano.
Renata Kochhann, pesquisadora do Hospital Moinhos de Vento, reforça que a capacitação na modalidade autoinstrucional possibilita a realização de acordo com a disponibilidade do profissional.
PUBLICIDADE
A iniciativa é integrante do projeto Autismo, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto foca na ampliação da identificação precoce do TEA e sua intervenção dentro da linha de cuidado do SUS. Os primeiros resultados devem ser conhecidos até o final do ano.
O Transtorno de Espectro Autista (TEA), de acordo com o Ministério da Saúde, engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, vinculadas à dificuldade no relacionamento social. Os sinais podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com diagnóstico estabelecido por volta dos dois a três anos de idade, sendo mais comuns em pessoas do sexo masculino.
PUBLICIDADE
Sobre o Proadi-SUS
O Hospital Moinhos também lidera e participa de uma série de projetos realizados por meio do Proadi-SUS. Atualmente, a Instituição possui 37 projetos aprovados junto ao Ministério da Saúde, os quais repercutirão em maior qualidade no atendimento à população de todo o país. Entre as iniciativas, estão pesquisas sobre prevenção ao AVC, assistência em asma e prevalência de HPV entre jovens.