Hospital Mãe de Deus ultrapassa a marca de 10 mil exames realizados com PET-CT
Moderno equipamento permite diagnosticar e avaliar a extensão de doençasPioneiro no uso do PET-CT no diagnóstico do câncer, o Hospital Mãe de Deus (HMD) ultrapassou a marca dos 10 mil exames desde que instalou a máquina em sua unidade de diagnóstico por imagem, em 2009. Este é um importante marco para o hospital, uma vez que a sua utilização é essencial para que oncologistas possam fazer o diagnóstico mais acurado e planejar um tratamento mais individualizado para cada paciente.
Conforme a dra. Clarice Sprinz, médica nuclear e coordenadora do Serviço de Medicina Nuclear e PET-CT do HMD, “a disponibilidade do PET-CT representa uma vasta melhora na forma como nós estadiamos e, consequentemente, tratamos os pacientes com câncer”. Mais de 35% destes pacientes podem ter o seu planejamento terapêutico modificado para melhor atingir o volume de neoplasia a ser tratado, resultando em melhores desfechos da doença.
“A experiência e formação específica da equipe médica ao longo destes 5 anos, aonde diariamente cada caso é discutido pela equipe multidisciplinar em reunião, associada ao equipamento de PET-CT como importante ferramenta diagnóstica, permite que hoje esta modalidade possa ser utilizada não apenas no diagnóstico precoce do câncer, mas também como método para avaliar a extensão da doença e a resposta ao tratamento instituído com maior segurança”, afirma a médica.