Gestão e Qualidade | 17 de maio de 2021

Hospital Mãe de Deus reestrutura Serviço de Neurofisiologia Clínica

Dois novos equipamentos e novas salas exclusivas do serviço foram disponibilizados
Hospital Mãe de Deus reestrutura Serviço de Neurofisiologia Clínica

Com o objetivo de oferecer uma estrutura que abranja todos os exames da Neurofisiologia Clínica, o Hospital Mãe de Deus reestruturou o seu Serviço com a aquisição de dois novos equipamentos e duas novas salas exclusivas localizadas no Subsolo do Centro Clínico: uma de eletroencefalograma e outra de eletroneuromiografia. A equipe da Neurofisiologia conta com profissionais como a Dra. Gisele de Moraes Cristovam, o Dr. Marcelo Viana Raffo e o Dr. Rafael do Amaral Cristovam.

“Os exames da Neurofisiologia avaliam as funções do sistema nervoso (central e periférico), contribuindo para seu diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico”, relata a neurofisiologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dra. Gisele de Moraes Cristovam.

O exame de eletroencefalograma é um exame não-invasivo cujo objetivo é a avaliação funcional do cérebro através do monitoramento eletrofisiológico da sua atividade elétrica. Utilizado para avaliar quadros de convulsões, transtornos epilépticos, alterações da consciência, grau de sedação em UTI, crises subclínicas em pacientes sedados, desenvolvimento cerebral de crianças, entre outros. “O eletroencefalograma, em muitos casos, é o único método possível para avaliação funcional do cérebro em pacientes sedados, caracterização de crises epilépticas e não-epilépticas, além de ajudar na definição do prognóstico neurológico após parada cardiorrespiratória”, explica Dr. Rafael do Amaral Cristovam, neurofisiologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus.

Já a eletroneuromiografia avalia os nervos, músculos e a ligação do nervo com o músculo. É utilizada para pacientes com sintomas como dormência, alteração de sensibilidade, perda de força, dores na coluna, problema no sistema nervoso periférico decorrente do diabetes, compressão do nervo do punho (síndrome do túnel do carpo), traumatismos de nervos (lesão no ciático, pé caído), hérnia de disco. “A eletroneuromiografia complementa o exame físico, que em conjunto com a história clínica do paciente proporciona maior objetividade diagnóstica ao médico assistente”, esclarece o neurofisiologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcelo Raffo.

Sobre o principal diferencial do Serviço, Dr. Raffo aposta na qualificação da equipe aliada aos novos equipamentos adquiridos pelo Hospital Mãe Deus: “contamos com uma equipe qualificada, com uma capacidade técnica muito boa, uma formação especializada na área, com muita experiência. Vamos atrás das técnicas mais avançadas que existirem para contribuir com o melhor diagnóstico para o médico solicitante”, finaliza.

O Serviço de Neurofisiologia Clínica do Hospital Mãe de Deus funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 19h, no Centro Clínico Mãe de DeusRua Costa, número 30, subsolo.



VEJA TAMBÉM