Hospital Mãe de Deus recebe quinta certificação da Joint Commission International (JCI)
Também foram reacreditados pela JCI a Unidade Carlos Gomes e o Centro Integrado de Oncologia.
O Hospital Mãe de Deus acaba de conquistar, pela quinta vez, a certificação internacional da Joint Commission International (JCI), reconhecida como o mais rigoroso selo mundial de qualidade e segurança assistencial. A primeira acreditação aconteceu em 2012, e a avaliação é refeita a cada três anos.
A nova acreditação tem um significado ainda mais especial, por chegar um ano e meio após a enchente histórica que afetou todo o Estado e o bairro do Hospital.
“Esta conquista reafirma a resiliência institucional e o comprometimento de todas as nossas equipes. Enfrentamos um dos maiores desafios da história do hospital e, ainda assim, alcançamos novamente o mais importante selo global de qualidade, o que nos consolida como referência em assistência segura e de excelência no país”, destaca o diretor-executivo do Hospital Mãe de Deus, Sandro Junqueira.
Foram avaliados na instituição 1.101 pontos em qualidade e segurança, em itens de infraestrutura, gestão do cuidado do paciente, capacitação das equipes, governança e liderança, entre outros.
“Foi muito emocionante o resultado final, porque trabalhamos arduamente desde a retomada. Presenciamos um grande engajamento das equipes e da diretoria para conquistarmos mais essa certificação, mesmo depois das adversidades enfrentadas”, relata Dionísia Oliveira, coordenadora de Qualidade e Segurança no Hospital Mãe de Deus.
O compromisso com a excelência foi um ponto alto para garantir a recertificação, segundo a coordenadora. O tema foi pauta de um comitê que se reunia semanalmente para abordar a conquista do selo, e esses encontros eram abertos aos colaboradores, o que integrou ainda mais as equipes. Além disso, a área de Qualidade também realiza encontros semanais para revisão de pontos como fluxos, gestão de riscos, governança clínica, segurança do paciente, rastreabilidade de processos, atendimento humanizado e cultura de melhoria contínua.
Também foram reacreditados pela JCI a Unidade Carlos Gomes e o Centro Integrado de Oncologia.
Hospital Mãe de Deus
Há 46 anos, o Hospital Mãe de Deus oferece soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, com foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso, sendo uma referência em alta complexidade no Rio Grande do Sul. Excelência, proximidade, cuidado com o paciente, constante modernização dos serviços e investimentos em tecnologia de ponta são as diretrizes da instituição.
Está entre os 10 melhores hospitais do Brasil no World’s Best Hospitals, no ranking de 2025 da revista Newsweek e é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo.
É mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (AESC), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Realiza atendimentos essencialmente privados ou por meio de planos de saúde, revertendo sua contrapartida filantrópica por meio de atendimentos SUS em suas unidades Hospital Santa Ana (Porto Alegre) e Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa), bem como quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Porto Alegre) – o que representa 70% do atendimento desta linha de cuidado da cidade. A AESC também conta com escolas no interior do RS e um Centro de Atendimento ao Migrante, na Serra.