Hospital Mãe de Deus inicia atividades do ano no Programa de Residência Médica
Relacionamento entre médico e paciente é tema de aula inauguralO Hospital Mãe de Deus deu início às atividades do programa de residência médica com aula inaugural, ocorrida no dia 3, abordando o tema: “a Medicina: Harmonia do saber técnico e da relação com o paciente”.
A palestra ocorreu no auditório do hospital com a presença de 35 residentes, professores e diretores e foi ministrada pelo professor uruguaio Humberto Casarotti, especialista em psiquiatria forense e epilepsia. O palestrante destacou que a medicina não deve ser pensada apenas do ponto de vista tecnológico, mas também humanista.
“É preciso entender a problemática do paciente, como um ser único, integrado de corpo e mente”, destacou o especialista. A temática da palestra escolhida para este ano visou alinhar os valores que regem o HMD, com o novo programa que está sendo iniciado neste ano, Psiquiatria e Medicina Intensiva.
Para o diretor de Desenvolvimento e Inovação do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Dr. Fábio Gastal, a aula inaugural exerceu um importante papel de integração entre instituição e as equipes. “Discutir a temática ajudou a reforçar o que desejamos de nossos profissionais e também para marcar o novo cenário da residência médica do hospital, no qual os programas passaram a ser reconhecidos pelo Ministério da Educação e contam com bolsas do Ministério da Saúde”.
Atualmente, são 35 profissionais em formação e sete programas de residência, em Cancerologia Clínica, Clinica Médica, Neurologia, Cardiologia, Radiologia, Psiquiatria e Terapia Intensiva.